Depois deste GP, Hamilton viu sua vantagem em relação a Fernando Alonso, segundo colocado na temporada e seu companheiro na McLaren, diminuir para quatro pontos, já que o espanhol ficou em segundo lugar.
Já Raikkonen ganhou fôlego na briga pelo título da temporada, Se antes o finlandês tinha chances remotas de conquista, agora, com a vitória deste domingo, ele está sete pontos atrás de Hamilton e três de Alonso.
Agora, os pilotos voltam à pista no próximo dia 21 de outubro, para a disputa do GP do Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo. A 17ª etapa da temporada definirá o campeão mundial e encerrará o calendário de 2007.
A corrida
O início da corrida foi disputado sob chuva leve. Logo na largada, Hamilton se manteve à frente de Raikkonen e Alonso ultrapassou Massa, mas o brasileiro se recuperou e deu o troco no espanhol ainda na primeira volta.
Com um desempenho superior ao dos rivais, Hamilton logo abriu uma boa vantagem na liderança da prova. Com sucessivas voltas mais rápidas, o inglês chegou a ter 8s de vantagem sobre Raikkonen, o segundo colocado.
Depois das paradas nos boxes, Hamilton se manteve à frente de Raikkonen, mas com uma vantagem menor que a obtida antes de seu pit stop. Quando parecia que a corrida estava controlada, os pneus do carro do inglês o traíram.
Com problemas, Hamilton perdeu tempo na pista e logo foi ultrapassado por Raikkonen. Quando tentou ir aos boxes para a troca dos pneus, Hamilton falhou, saiu da pista e teve de deixar a prova prematuramente.
Quem se deu bem foi Raikkonen, que manteve o ritmo durante o resto da corrida e assegurou a vitória no circuito de Xangai, adiando a definição do título da temporada para o Grande Prêmio do Brasil, no dia próximo dia 21.
Confira o resultado do GP da China:
1 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1h37min58s395
2 - Fernando Alonso (ESP/McLaren) - a 9s8
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 12s8
4 - Sebastian Vettel (ALE/Toro Roso) - a 53s5
5 - Jenson Button (ING/Honda) - a 68s6
6 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Roso) - a 73s6
7 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 74s2
8 - David Coulthard (ESC/Red Bull) - a 80s7
9 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault) - a 81s1
10 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 84s6
11 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) - a 86s6
12 - Alexander Wurz (AUT/Williams) - a 1 volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
14 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - a 1 volta
15 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta
16 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 2 voltas
17 - Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) - a 3 voltas
Não completaram a corrida:
Robert Kubica (POL/BMW)
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
Adrian Sutil (ALE/Spyker)
Anthony Davidson (ING/Super Aguri)