Tanto o Bahia; quanto o Vitória não participarão do Programa Sua Nota é um Show de Solidariedade/2008, pois, no entendimento de suas diretorias até lá é impraticável realizar eleições diretas nos dois clubes, como sinalizou a nova política do governo do Estado para o setor.
Petrônio Barradas, presidente do Bahia, comentou nesta terça-feira, 25, que as reformulações já estão sendo implementadas no clube e não há como modificar o regimento em curto espaço de tempo. Daí que não existe prazo para que seja estabelecido o processo de eleições diretas.
O dirigente tricolor afirmou que o Sua Nota é um Show compensa do ponto de vista social, mas financeiramente "não é muito rentável para o Bahia". Segundo o dirigente, o clube, que tem uma média de público de 30 mil torcedores por jogo, perde um terço de sua arrecadação com a destinação de 10 mil ingressos para o programa da Secretaria da Fazenda.
No Vitória, o assessor jurídico, Antonio Carlos Menezes, disse que as mudanças no sistema de eleição serão incorporadas no médio prazo. Sem definir data, ele assegura que a vontade do Conselho Deliberativo é ampliar a participação do torcedor nos processos decisórios. Menezes ressalta o papel social do Programa Sua Nota é um Show para as pessoas que não têm condição de comprar os ingressos para as partidas, mas observou que os clubes têm que caminhar para o profissionalismo com a implementação da prática do Futebol Empresa".
R$4 MILHÕES
O Governo do Estado, que repassou R$ 4 milhões para os times da Bahia, ratificou que o decreto de vinculação do Sua Nota é um Show com as mudanças de estatuto é definitivo. Para o secretário da Fazenda, Carlos Martins, "esse é um caminho que não tem mais volta".
O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, informa que o Sua Nota é um Show é o maior responsável pelo comparecimento de público aos jogos do Campeonato Baiano.