Marcelo disse ao Bahia Já que se sente bastante orgulhoso com o convite e sua participação num evento dessa natureza, um PAN, sempre representa uma experiência bastante positiva, sobretudo porque outros países (certamente Canadá e Estados Unidos) trarão quiropraxistas em suas equipes e a troca de ensinamentos nesse matéria é sempre interessante.
- A Bahia está inserida nos centros de quiropraxia do Brasil e essa é uma área que tem proporcionado avanços significativos no tratamentos de pessoas que têm problemas de postura na coluna vertebral - acentua.
Destacou, ainda, que são poucos os quiropraxistas (como ele) especialistas na área esportiva e isso também é representativo para a Bahia, na medida em que os atletas baianos podem ser tratados e obervados em suas posturas.
- A quiropraxia é muito recente no Brasil, e a especialização em tratamento esportivo é mais recente ainda, mas, largamente empregada em países desenvolvidos devido a seus impressionantes resultados - explica.
AUMENTO DA
PERFORMANCE
O tratamento baseia-se em três pilares: o aumento da performance do atleta, através de uma resposta muscular mais rápida e intensa, de uma maior liberdade de movimento, e de uma percepção do corpo no espaço (propriocepção) mais precisa; além disso, atua também na prevenção e no tratamento das lesões".
O objetivo principal dos tratamentos empregados consiste em uma recuperação da função normal das raízes nervosas e nervos periféricos, através da correção do posicionamento das articulações, em especial às da coluna vertebral. "A correção da biomecânica articular permite, imediatamente, um "trânsito" de informações mais rápida e eficiente nos nervos, tanto as informações que chegam dos tecidos para o cérebro, quanto as que são enviadas do cérebro para os tecidos, são afetadas. Isso se deve a uma série de alterações químicas e mecânicas que ocorrem ao nível do forâmen intervertebral, na coluna."
A Quiropraxia pode ser empregada em pessoas de todas as idades, existem técnicas específicas para cada problema e idade do paciente. O tratamento faz parte do sistema público e privado de saúde em países como o Canadá e EUA.