Esporte

ACREDITE: SALVADOR VAI FAZER GRANDE FESTA PARA RECEBER UMA TOCHA

A Prefeitura mobilizou vários dos seus órgãos para receber a tocha
| 08/06/2007 às 13:42
A tocha olímpica do Pan sendo acesa no México, início da maratona (Foto: Reuteres)
Foto:

   Segundo o site da Secom, Salvador prepara uma "grande festa" para receber a Tocha dos Jogos Pan-Americanos 2007. O prefeito João Henrique vai ao aeroporto, sábado, 9, para receber o símbolo olímpico e disse que o fará com "grande emoção".

   O revezamento pelas ruas da cidade será iniciado às 11 horas, a partir do Campo Grande, estendendo-se até às 17 horas, na Praça Municipal, num percurso de 47 quilômetros e foram mobilizados vários órgãos municipais para dar suporte a operação Tocha.
 

   Coordenador da festa, Márcio Lima, diretor da Emtursa informa que o campeão de boxe Popó será o primeiro a segurar a Tocha, passando pela Vitória, Porto da Barra, Farol, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina e Pituba, de onde segue pelas avenidas Magalhães Neto (nesse ponto será conduzida por um kartista, indicado pela Federação de Automobilismo da Bahia), Tancredo Neves, ACM, Vasco da Gama e Dique do Tororó, local da primeira parada. Nesse local, a equipe de remo (4 com) paraolímpica simulará uma prova de 20 minutos.

   Em seguida, segundo o site da Secom, a Tocha seguirá pelo Vale de Nazaré, Túnel Américo Simas, Avenida Jequitaia, Largo de Roma, Ribeira e a Colina Sagrada do Bonfim. Daí, o roteiro inclui o Comércio onde, a partir do Centro Náutico, embarcações darão a volta pelo Forte São Marcelo. No Mercado Modelo, um grupo de capoeiristas fará uma saudação com uma apresentação especial. Subindo o Plano Inclinado Gonçalves, chegará ao Terreiro de Jesus, onde será entregue à cantora Margareth Menezes, que a conduzirá através das praças da Sé e Municipal, entregando-a finalmente ao prefeito João Henrique, em solenidade que contará com a participação do governador Jaques Wagner.


Revezamento

   Na Praça Municipal está prevista a apresentação de artistas em cima do trio elétrico, mostrando um pouco do nosso Carnaval e fazendo uma homenagem musical a Cuba. 

   Para o prefeito João Henrique, Cuba foi escolhida por sorteio, "mas se fosse para a cidade escolher, com certeza a preferência seria pela ilha do Caribe".


    Para participar do revezamento, foram convocadas cerca de cem personalidades, entre artistas, desportistas e convidados foram escalados. Eles seguirão pelas ruas de Salvador, passando por alguns de nossos mais belos cartões-postais. Pelo novo e o antigo da primeira capital do Brasil, como explicou Márcio Lima. Entre os escolhidos para essa tarefa estão os atores Jackson Costa e Regina Dourado; os cantores Xandy, Carla Perez, Margareth Menezes, Adelmo Casé, Luiz Caldas, Gilmelândia, componentes da Timbalada, Gerônimo e Jorge Zarath; o artista plástico Tati Moreno; a baiana de acarajé Maria da Penha da Conceição; a estudante Laíse, de uma escola pública municipal; o jornalista e apresentador Ivan Pedro; o pugilista Acelino Popó Freitas; os jogadores Baiaco (representando o Bahia) e André Cazumbá (o Vitória); a nadadora Nayara Ribeiro; o mestre capoeirista Nenéu, dentre outros desportistas.
 

Preparativos


  E mais, órgãos da Prefeitura, prestadores de serviços à população, foram mobilizados esta semana com suas operações direcionadas para a preparar a cidade para receber a Tocha.
 
  As superintendências de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac) e de Parques e Jardins (SPJ), as empresas de Limpeza Urbana (Limpurb) e de Turismo S.A. (Emtursa), são as que montaram esquemas especiais para a recepção ao símbolo olímpico.


  Desde a última semana que equipes da Limpurb estão trabalhando em todo o percurso por onde passará a Tocha.


   O presidente da Limpurb, Álvaro da Silveira Filho, informou que todas as ruas incluídas no revezamento passaram por serviços de roçagem, varrição, sacheamento, gancheamento, arestamento, retirada de terra e pintura de meio-fio.  Após a saída do público, os agentes de limpeza iniciarão a operação de manutenção dos postos de concentração (Dique do Tororó, escadarias da Igreja do Bonfim e Praça Municipal), com lavagem geral, varrição de todo percurso e coleta de lixo.


SPJ


  A Superintendência de Parques e Jardins (SPJ) também se mobilizou para receber a Tocha. Segundo Welison Quadros, subgerente da Gerência de Implantação e Preservação de Áreas Verdes (Gipav), 70% das ações determinadas à SPJ já foram  realizadas, com previsão de conclusão para sexta-feira (dia 8).


  Dentre as solicitações feitas pela Emtursa (Empresa de Turismo de S/A), foram incluídas podas de árvores, de grama e tratos culturais, realizados nos bairros da Barra, Ondina, Amaralina, Rio Vermelho, Avenida Magalhães Neto, Vale de Nazaré, Comércio, Ribeira, regiões do Hipermercado Makro e  do Shopping Iguatemi.

"A SPJ e os outros órgãos ligados à Prefeitura estão inseridos em um momento único e histórico de grande importância para o país", afirmou Gildásio Rocha, superintendente da SPJ.


Trabalho da Sumac


 A Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac) concluiu o serviço de manutenção asfáltica no trajeto por onde passará o revezamento da Tocha. O trabalho consumiu cerca de 80 toneladas de asfalto e envolve 50 homens distribuídos em diversos trechos da cidade.


  Estão sendo executadas a operação tapa-buraco e recomposição de pavimentação, que alcançarão os 47 quilômetros que compõem o circuito da Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos. O circuito inicia na Praça do Campo Grande e termina na Praça Municipal, integrando locais como Corredor da Vitória, Porto da Barra, Pituba e avenidas como Magalhães Neto, Tancredo Neves, Vasco da Gama e Dique Tororó.

   COMENTÁRIO
   DO BAHIA JÁ

   Sem uma representação esportiva a altura da Bahia no PAN, Salvador vai fazer uma "grande festa" como anuncia a Prefeitura para receber o símbolo olímpico. Vai ser uma festa de marketing na medida em que, com uma administração que chega aos 30 meses de governo e sem realizações à apresentar, o prefeito vai aproveitar a mídia voltada para o PAN e realizar uma festança.

   O saudoso Dias Gomes tinha razão quando mostrava esse lado folcórico e "sucupírico" da Bahia em seus textos e novelas. No sábado, pois; teremos um desses momentos para delícia do Casseta & Planeta e do saudoso Gomes. 
  
   Vamos todos à tocha, receber a tocha, saudar a tocha. E viva a Bahia.