Economia

TAINARA CONDUZ MASTERCLASSE SOBRE MODA DECOLONIAL NO TIRA CHAPÉU

Oficina de especialista baiana faz parte da programação do PELôLAB, que ocorre no Palacete TiraChapéu

GOLDEN , da redação em Salvador | 11/12/2025 às 19:58
Patgricia Ferreira
Foto:
O Centro Histórico de Salvador se transformará no espaço para discutir sobre moda representativa na próxima sexta-feira (12). Trata-se do PELôLAB – Trajetórias que Transformam, evento gratuito dedicado a estilo, identidade e inovação no Palacete TiraChapéu.

Uma das mais esperadas na programação é a consultora de relações étnico-raciais Tainara Ferreira para a masterclass ‘Descolonizar o olhar na moda e estéticas africanas’, às 11h, contando também com a participação remota de representantes de quatro importantes marcas africanas: a BTB e Xipixi, de Moçambique; e Queen Titine e Patrício Correia, de Guiné-Bissau.

A participação é gratuita através de inscrição com a organização do evento, que ocorreu até a última quarta-feira (10).

A programação integra o Programa de Responsabilidade Sociocultural e Ambiental da Elysium Sociedade Cultural, reunindo especialistas, criadores e pensadores para discutir moda como expressão cultural, ferramenta de transformação social e campo estratégico de negócios criativos.

Inovação e letramento racial

Na masterclass, Tainara promoverá um debate fundamentado no letramento racial como chave para compreender como as heranças africanas moldam a estética afro-brasileira e inspiram inovação na moda contemporânea. A partir de sua experiência recente no Fancy Africa, realizado em Moçambique em setembro deste ano, ela discutirá os atravessamentos raciais na indústria, o impacto cultural na produção criativa e a importância de reposicionar referências africanas no centro das narrativas visuais.

“Toda vez que pensamos moda a partir da perspectiva europeia, apagamos séculos de criação, técnica e simbologia africana. Descolonizar o olhar é aprender novamente, com humildade, com profundidade, e sobretudo com quem produz moda há gerações. Essa troca entre Bahia, Moçambique e Guiné-Bissau é um gesto político, cultural e ancestral”, afirma Tainara.

Sobre os palestrantes

Tainara Ferreira – Baiana, pesquisadora e empresária, é fundadora da Deiyi Desconstruir, empresa dedicada à educação crítica e ao letramento racial, na qual é especialista, também sendo coautora do livro ‘O Futuro das Novas Masculinidades’. Internacionalmente, além da Fancy Africa, foi embaixadora brasileira na Africa Fashion Week (Londres), reforçando sua atuação na interseção entre moda, ancestralidade e políticas de identidade.

BTB – A Be Too Bold (BTB) é uma marca de streetwear criada em 2022 por Alberto Eugénio Houana (liderança), Hélio Félix Mavie (diretor criativo) e Cyber Jonas (diretor de marketing). Representando liberdade, atitude e autenticidade, o trio transforma a moda urbana em ferramenta de expressão social, sendo voz à juventude e aos grupos invisibilizados, defendendo que se vestir é um ato político e criativo.

Xipixi – António Macheve Jr., conhecido como Toni Xipixi, é fundador e diretor criativo da marca, sendo um dos principais nomes da moda africana contemporânea. Unindo elegância clássica e identidade cultural, ele propõe um novo olhar sobre o cavalheirismo africano, com criações que já passaram por eventos como a Mercedes-Benz Fashion Week. Formado em Ciência Política e com mestrado em Estudos do Desenvolvimento, o estilista moçambicano combina filosofia, design e cultura, reafirmando que a África cria e exporta o luxo, e não apenas consome.

Queen Titíne – Estilista e empreendedora, Cristina Martins Grant, conhecida como Queen Titíne, é fundadora da marca homônima que combina tradição africana e estética cosmopolita. Nascida em Bissau, capital da Guiné-Bissau, e radicada em Ibiza, a designer ganhou destaque internacional por levar o Pano de Pinti a passarelas como Paris, Milão e Dubai Fashion Week. Reconhecida pela Bantumen Power 100, Cristina também lidera a Fundação e Concurso Queen Titíne, iniciativas voltadas ao empoderamento de jovens mulheres africanas.

Patricio Correia – É um dos nomes mais proeminentes da moda da Guiné-Bissau e um embaixador cultural do país. O trabalho do estilista se destaca por ir além da estética, atuando como um veículo para a celebração e a divulgação da identidade cultural e das tradições guineenses. Ao incorporar a rica herança em suas criações, Correia foi reconhecido em plataformas de destaque que valorizam a moda africana e contribui para dar visibilidade e prestígio à produção artística da Guiné-Bissau no mundo.



Programação do evento


O ‘PELôLAB – Trajetórias que Transformam’ promove debates essenciais sobre moda, em busca de impulsionar profissionais, marcas e empreendedores a novos patamares de conhecimento e atuação, valorizando trajetórias que impactam territórios e constroem novos futuros.


[PELôOFICINAS]


      
09h: Abertura Institucional/Apresentação PELôLAB – Marcelo Safadi 


      
09h30: Moda e Negócios – Cllaudia Soares


      
11h: Masterclass ‘Descolonizar o Olhar na Moda e Estéticas Africanas’ – Tainara Ferreira


[PELôTALK]


      
14h: Salvaguarda da Cultura – Mãe Diana


      
15h: A resiliência da mulher de talento e a criação de uma marca – Kelly Coelho 


      
17h: Da periferia e a Indústria da Moda – Carlos Cruz 


      
18h30: Desfile


SERVIÇO

[Masterclass ‘Descolonizar o olhar na moda e estéticas africanas’ – PELôLAB]

Quando: Sexta-feira, 12 de dezembro

Horário: 11h

Onde: Palacete TiraChapéu (Rua Chile, 1 - Centro Histórico, Salvador - BA)

Entrada gratuita mediante inscrição prévia