Especialistas do BNDES e instituições parceiras apresentaram opções de crédito para micro, pequenos e médios (MPMEs) empresários, durante evento em Salvador
AG BNDES , da redação em Salvador |
23/10/2025 às 17:54
Maria Fernanda Coelho, na FIEB
Foto: Igor Evangelista BNDES
Em 2025, banco aprovou R$ 1,4 bilhão de crédito para MPMEs distribuídas em 290 municípios do estado
Com o objetivo de apresentar soluções de financiamento para micro, pequenas e médias empresas, além de impulsionar os negócios na região, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou, nesta quarta-feira (22), uma edição do 'BNDES Mais Perto de Você, em Salvador. O evento aconteceu na sede da Federação de Indústrias da Bahia (Fieb), no bairro Stiep, na capital baiana.
Para uma plateia formada por cerca de 350 empreendedores, foram apresentadas as linhas de financiamento disponíveis para cada perfil de empreendedor. Especialistas do BNDES e instituições parceiras sanaram dúvidas de empresários e discutiram sobre a melhor opção para cada tipo de negócio. Direcionado a quem busca caminhos para investir, crescer e fortalecer a empresa, o evento também tratou sobre garantias e opções de capacitação empresarial. Na Bahia, o banco alcançou este ano o volume de R$ 1,4 bilhão de crédito aprovado para micro, pequenas e médias empresas. Recursos atenderam 290 municípios do estado.
Presente no evento, a diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, Maria Fernanda Coelho, explicou que o 'BNDES Mais Perto de Você' tem como um dos seus objetivos aproximar o banco dos empreendedores, por meio das instituições financeiras parceiras. “Ofertamos programas adequados a partir das redes parceiras – sejam bancos públicos, privados, cooperativas de crédito – a todas as necessidades para pequenas, médias e grandes empresas”, afirmou.
Segundo ela, as linhas de crédito oferecidas pelo BNDES podem ser uma grande oportunidade para a compra de máquinas, equipamentos, capital de giro, inovação e sustentabilidade. “Existe uma gama de linhas de financiamento que são adequadas para cada tipo de empreendedor alavancar o seu negócio", destacou.
Sustentabilidade – Nas rodadas de negócio, as instituições financeiras parceiras do BNDES deram orientações necessárias para os participantes, além de responderem sobre dúvidas relacionadas aos tipos de créditos concedidos. "A nossa grande responsabilidade é fazer com que o crédito aconteça de maneira sustentável”, ressaltou a diretora.
O presidente do Sistema Oceb (Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Cergio Tecchio, destacou os benefícios da parceria com o BNDES na Bahia. “Queremos que, na Bahia, a gente possa fazer muito mais operações para atender ao nosso pequeno e médio empresário e pequeno e médio produtor de todo o estado”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Ângelo Mário Cerqueira de Almeida, destacou a importância do evento para os empreendedores. “Encontros como esses são fundamentais para que o conhecimento circule, os projetos ganhem força e os empreendedores possam encontrar os caminhos certos para crescer”, enfatizou.
Já o superintendente da Fieb, Vladson Bahia Menezes, destacou o desenvolvimento gerado pela iniciativa do BNDES. "Esse trabalho é um exemplo do que já vem sendo feito para desenvolver as pequenas empresas ao conceder crédito para investimento e inovação que juntos são responsáveis pelo desenvolvimento", opinou.
Oportunidades – Empreendedores de diversos segmentos e de várias cidades da Bahia participaram do encontro. Um deles foi o empresário Rodrigo Aguiar, de Jeremoabo, cidade do Nordeste do estado, que veio buscar soluções aplicáveis ao estúdio de educação física que administra junto com a esposa. “Somos uma empresa pequena, no interior, então estou aqui para ouvir e levar para nossa empresa o que for de melhor”, afirmou.
Há cinco anos no ramo de laboratórios, a empreendedora Marcela Silva participou pela primeira vez de um evento voltado ao segmento. “Estou com boas expectativas para entender melhor sobre minha área e saber como adquirir uma linha de crédito”, contou.
Além da Fieb, o projeto do BNDES conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Oceb e do Governo do Estado da Bahia.
Também participaram do evento o diretor-superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, além de representantes do Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal (Caixa), Itaú, Cresol, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia).