Economia

GRUPO JCPM CELEBRA 90 ANOS E CONSOLIDA LIDERANÇA REGIONAL EM SHOPPINGS

Com Ascom Salvador Shopping
Tasso Franco ,  Salvador | 12/05/2025 às 20:48
O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça
Foto: DIV
Com 90 anos de história, o Grupo JCPM celebra uma trajetória marcada pela excelência, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Reforçando o orgulho de suas raízes, o grupo projeta novos investimentos na região, incluindo a ampliação de shoppings em Salvador e Recife, no Salvador Norte Shopping e no RioMar Recife, respectivamente, na construção de um novo empresarial em Fortaleza (RioMar Fortaleza 2) e o avanço de um condomínio residencial no litoral pernambucano, o ‘Praia de Guadalupe’.

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, lidera as comemorações pelos 90 anos da empresa com dois grandes eventos. O primeiro acontece nesta segunda-feira, dia 12 de maio, no Teatro RioMar Recife, cidade onde reside; o segundo evento será realizado no dia 20, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, sua terra natal. As celebrações devem reunir importantes lideranças empresariais e políticas do Nordeste, reforçando os laços do grupo com a região.

Referência nacional nos setores de shopping centers, o Grupo JCPM ocupa hoje uma posição de liderança no Nordeste e figura entre os cinco maiores do Brasil, além de atuar com destaque nos segmentos imobiliário e de comunicação. A trajetória começou em 1935, com uma pequena mercearia fundada por Pedro Paes Mendonça na Serra do Machado, interior de Sergipe. Desde então, o grupo consolidou-se como uma potência no varejo, destacando-se com a rede de supermercados Bompreço, vendida no ano 2000, e ampliando sua atuação para novos mercados e segmentos estratégicos.

Ao longo das últimas duas décadas, o Grupo JCPM investiu aproximadamente R$ 5,6 bilhões na construção de 1,5 milhão de metros quadrados em empreendimentos próprios. Atualmente, o grupo tem participação em 11 shoppings — sendo responsável pela administração direta de sete deles — distribuídos pelos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. Juntos, esses empreendimentos geram mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, reafirmando o impacto socioeconômico da atuação do grupo na região.

Novos Investimentos | Na capital baiana, o Salvador Norte Shopping está em ampliação com uma nova área de 9.402,50 m², no piso térreo (L1), que vai abrigar, entre outras lojas, o supermercado Mix Mateus, representando uma expansão de 20% da sua área locável. O mall, localizado no bairro de São Cristóvão, recebe ainda serviços de revitalização em fachada, iluminação, estacionamento e banheiros. 

Entre os grandes novos projetos está o sofisticado e inovador Condomínio Praia de Guadalupe, no município de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, cujas obras avançam: após o lançamento de 42 lotes em uma área de 80 mil m², o projeto concentra-se agora na construção de casas altas e de uma marina. O condomínio ocupa um trecho de 1,2 milhão de metros quadrados, sendo 70% de área preservada, em um espaço integrado à natureza, com completa estrutura de lazer. 

Outro destaque é o fortalecimento do mix dos shoppings como centros de eventos e entretenimento, a exemplo do maior shopping do Nordeste, o RioMar Recife, que ganha uma nova área gourmet, em um terraço climatizado, com vista para o mar e para o rio Capibaribe, no Piso L2, e uma nova área de restaurantes no L3, com abertura ao público prevista para o segundo semestre deste ano. Até o final do ano, o empreendimento passa a contar ainda um espaço de eventos, com estrutura para receber congressos, feiras, convenções corporativas, fortalecendo o turismo de negócios da capital pernambucana, com o diferencial de uma localização estratégica próximo à rede hoteleira e ao aeroporto, e a comodidade que o shopping oferece, como amplo estacionamento e serviços de alimentação.

Já no Ceará terão início as obras do Empresarial RioMar Fortaleza 2, edifício comercial interligado ao shopping no bairro do Papicu. Com área total de 12.884m², o empreendimento terá 20 pavimentos, e deve abrigar 260 salas comerciais, além de um mezanino com cinco salas de reuniões, com investimento de R$70 milhões.

Compromisso Social e Sustentabilidade | Estrutura de capital, valores sólidos, o respeito às suas origens e a predisposição para se reinventar e inovar são considerados por João Carlos Paes Mendonça como os passaportes do Grupo JCPM para o futuro. Para ele, o comprometimento com a sociedade é que garante a perenidade de forma sustentável. O compromisso com as pessoas e a comunidade do entorno conduz investimentos na Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) e do Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM), que somente no último ano foram na ordem de R$18 milhões. 

As boas práticas ambientais, sociais e de governança da empresa estão reunidas em Relatório de ASG, com nova edição lançada no próximo mês de junho, que trará, entre outros indicadores, o consumo de 100% de energia provenientes de fontes renováveis (certificação I-REC) em todos os shoppings de administração direta e 70% de todos os resíduos recicláveis gerados destinados a cooperativas locais. 

Trajetória de João Carlos Paes Mendonça | É o comprometimento com esse impacto positivo na vida das pessoas a maior herança que João Carlos Paes Mendonça pretende deixar para as próximas gerações. Nascido em 1938, no mesmo povoado que deu origem ao grupo e onde hoje funciona a FPPM, João Carlos começou a trabalhar aos 9 anos, no balcão da pequena mercearia, acompanhando e depois conduzindo a expansão e diversificação dos negócios, com supermercados, Comunicação, shopping centers, imobiliário e vinicultura.  Atualmente, seus três netos - João, Marcelo e Renato - atuam ao lado dele na alta liderança do Grupo JCPM.