Economia

APAGÃO ESPANHA E PORTUGAL: BAIANOS ESTÃO RETIDOS NO AEROPORTO LISBOA

Voos da TAP que saíram do Nordeste chegaram a Lisboa hoje pela manhã ficaram duas horas dentro dos aviões e estão retidos no aeroporto
Tasso Franco ,  Salvador | 28/04/2025 às 17:47
Ninguém sai do Aeroporto de Lisboa
Foto: Tasso Filho
   EL PAÍS

   O governo declarou "emergência nacional" na segunda-feira em cinco comunidades autônomas que a solicitaram após a grande queda de energia sofrida em toda a Península Ibérica: Madri, Andaluzia, Extremadura, Múrcia e La Rioja, todas governadas pelo Partido Popular (PP). Em uma aparição pública realizada por volta das 18h. de La Moncloa, o presidente Pedro Sánchez já anunciou que o Executivo adotaria esta medida.


A confusão causada pelo grande apagão que afeta a Espanha e Portugal é particularmente perceptível nos principais centros de transporte de Madri. Ir ou voltar do trabalho para casa tornou-se uma odisseia inesperada, com o metro fora de serviço, autocarros lotados de passageiros, a impossibilidade de encontrar um táxi gratuito e as aplicações VTC inacessíveis.

DN LISBOA

Numa altura em que a maioria das habitações de Lisboa já têm eletricidade, o Sistema de Segurança Interna (SSI) divulga um comunicado atualizando a situação do abastecimento de energia elétrica em Portugal, garantindo que esta decorre de forma faseada e segura, com o objetivo de evitar novos desequilíbrios na rede. As autoridades sublinham que as operações de recuperação exigem "particular rigor e prudência".  

O SSI informa que a recuperação da produção nas centrais de Castelo de Bode (sistema hidroelétrico) e da Tapada do Outeiro (sistema termoelétrico, a gás natural) permitiu dar início à reposição do fornecimento de eletricidade. O processo começou pelas regiões mais próximas das centrais e está a alargar-se gradualmente a outras zonas do país.  

A Rede Elétrica Nacional (REN), em colaboração com as empresas produtoras e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha, está a aplicar todos os seus recursos na recuperação da rede de abastecimento de energia a nível nacional.  

O SSI garante ainda que que o trabalho para restabelecer a normalidade prosseguirá "sem interrupções" e "com a máxima brevidade possível" e aconselha a população a manter-se informada através dos canais oficiais, alertando para a importância de evitar o acesso e a disseminação de desinformação.  

EL PERIÓDICO BCN

A comissária europeia do Meio Ambiente, Teresa Ribera, da Espanha, descartou um ataque cibernético ou um boicote. O primeiro-ministro Pedro Sánchez, no entanto, recusou-se a descartar "qualquer hipótese" e admitiu que desconhecia a origem do incidente até o meio da tarde. Por sua vez, a Red Eléctrica Española (REE) declarou que este é um evento "excepcional" devido a uma flutuação muito acentuada no fluxo de energia da rede, por razões desconhecidas, que levou à desconexão da Espanha do restante do sistema elétrico europeu.

Da mesma forma, a maior operadora de eletricidade de Portugal, a Redes Energéticas Nacionais (REN), atribuiu a interrupção a uma falha na rede espanhola causada por uma rara variação extrema de temperatura, tecnicamente conhecida como "vibração atmosférica induzida". No entanto, por volta das nove horas da noite, nenhuma razão para o apagão havia sido confirmada. Também não se acredita que o problema tenha sido causado por um incêndio em uma linha de alta tensão no sudoeste da França, como havia sido especulado nas primeiras horas da queda de energia

Na Catalunha, cidades como Barcelona sofreram toda a força do apagão. Muitos supermercados, lojas e shoppings tiveram que fechar e evacuar seus clientes. Um Centro de Coordenação de Operações de Emergência (CECOR) foi ativado, com bombeiros, a Guardia Urbana e Mossos d'Esquadra (polícia catalã) para coordenar os resgates, dando prioridade especial a todos aqueles presos em metrôs e elevadores (600 pessoas foram resgatadas neste último). No total, foram criados dois pontos de gerenciamento de crise: no Ministério do Interior, na Catalunha, e no escritório regional de Barcelona.

Por volta das 14h, a Endesa informou sobre o restabelecimento parcial do fornecimento de energia em algumas áreas de Girona, Osona e Vallès Oriental. A mesma empresa de energia avisou uma hora depois que a energia voltaria em breve também a diferentes zonas das regiões de Barcelonès, Vallès Occidental, Garraf, Maresme, Baix Llobregat. Em Bages, a normalidade também foi restaurada em várias cidades por volta das 17h. Em Barcelona, ​​no entanto, apenas um terço da cidade tinha energia elétrica às 19h30, segundo o prefeito Jaume Collboni. Também foram relatados cortes de energia em Tarragona. Segundo a Proteção Civil, o Port Aventura também foi afetado pelo apagão e conseguiu evacuar todos os que estavam nos brinquedos parados.