A cerimônia, nesta sexta-feira, 25, reforça o papel do Palacete como espaço de valorização da memória e do patrimônio cultural brasileiro
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/04/2025 às 15:05
Palacete do Tirá Chapéu
Foto: BETTO JR
O Palacete Tira Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, receberá, nesta sexta-feira, 25, a passagem simbólica da cruz da primeira missa celebrada no Brasil. A cerimônia, que será realizada em um jantar para convidados, às 20h, na Sala Institucional, destaca a importância histórica do objeto que representa o início da presença do cristianismo no país, e reforça o papel do Palacete como espaço de valorização da memória e do patrimônio cultural brasileiro.
A cruz, originalmente fincada em 1500 na primeira cerimônia religiosa ocorrida em solo brasileiro, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, ganha relevância em um contexto de resgate histórico e reflexão.
Sobre o Palacete Tira Chapéu
O Palacete Tira Chapéu é um centro cultural enogastronômico que abriga três restaurantes (Pala 7, Preta Tirachapéu, Casaria), um pub (Pub 1549), além da Galeria Usina de Arte e as lojas Acqua Aroma, Chocolat Du Jour e Jamm Cigar. Situado no centro histórico de Salvador, na Rua Chile – considerada a rua mais antiga do Brasil – o Palacete, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, ressurge, após restauro, como um elo entre passado e futuro, em que a história ganha novo fôlego e a modernidade encontra espaço para prosperar. O complexo dispõe de um café-teatro para a realização de festas e espetáculos, biblioteca, espaços corporativos para eventos e, ainda, de um maravilhoso rooftop de onde é possível apreciar o por do sol na Baía de Todos-os-Santos.