Economia

CAMAÇARI REGISTRA 2,5 MIL PROFISSIONAIS NO CREA-BA

Cidade celebra aniversário com destaque para o desenvolvimento industrial e atuação do Conselho; inspetoria é liderada por engenheira ambiental
Camila Fiuza , Salvador | 29/09/2024 às 16:56
Crea-BA
Foto: Divulgação

Neste sábado, 28, Camaçari completa 266 anos de emancipação política, consolidando-se como uma das cidades mais importantes do estado da Bahia. Com uma população superior a 300 mil habitantes, o município é referência em desenvolvimento industrial, graças ao Polo Petroquímico, um dos maiores complexos industriais da América Latina. O crescimento expressivo da cidade, tanto na área industrial quanto urbana, tem contado com o suporte técnico e a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).


A atuação do Crea-BA é fundamental para garantir que o desenvolvimento da infraestrutura e da indústria de Camaçari siga as normas de segurança e sustentabilidade. Com 2.540 profissionais registrados, a inspetoria do conselho na cidade realiza a fiscalização contínua de obras e projetos, promovendo boas práticas de engenharia e agronomia, essenciais para o crescimento equilibrado do município.


Camaçari é amplamente reconhecida pelo seu Pólo Industrial, que reúne grandes empresas dos setores químico, petroquímico, automobilístico e de tecnologia. O município também conta com o Polo Automotivo, que abriga a fábrica da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, além de outras indústrias de diversos segmentos.


Esse crescimento, aliado à expansão urbana, demanda um acompanhamento técnico contínuo. A inspetoria do Crea-BA em Camaçari desempenha um papel essencial na fiscalização de obras e projetos, garantindo que todas as atividades sigam os rigorosos padrões de segurança e eficiência. O órgão conta com a liderança feminina e engajada nos temas da sustentabilidade, a engenheira ambiental Gildélia dos Santos Reis. Além disso, os profissionais locais são atendidos pelos assistentes administrativos Daniela Ribeiro Lopes e Genivaldo Magalhães. Na fiscalização, a inspetoria conta com a atuação dos fiscais Marcus Paulo Xavier Bispo dos Santos, Jorge Raimundo Conceição da Silva e Diógenes Augusto Das Neves Junior.

De acordo com a inspetora-chefe, o trabalho do Conselho na cidade vai além da simples fiscalização: “Nossa missão é garantir que o desenvolvimento de Camaçari ocorra de forma sustentável, respeitando as normas e padrões técnicos que asseguram a segurança da população e a qualidade das obras e projetos. A atuação do Crea-BA é essencial para que a cidade continue crescendo de maneira ordenada e eficiente”, afirma.


A inspetoria do Crea-BA em Camaçari oferece serviços como a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), registros e suporte técnico aos engenheiros, agrônomos e geocientistas da região. Anualmente, a inspetoria realiza cerca de 3 mil atendimentos, assegurando que os profissionais estejam devidamente regularizados e atuem de acordo com as melhores práticas técnicas.