Os shopping centers no Brasil estão se reinventando. Muito além de simples centros de compras, eles têm se consolidado como verdadeiros polos de convivência, lazer e cultura. Uma pesquisa inédita da Brain Inteligência Estratégica, divulgada em junho deste ano, revela que 44% dos frequentadores vão ao shopping com a família e 23% são motivados por opções de entretenimento e eventos. “Esses dados destacam a importância crescente das ações de entretenimento para atrair e fidelizar o público”, comenta Claudio Sallum, sócio da Lumine, administradora de shoppings em todo o país.
Os eventos culturais e de entretenimento desempenham um papel crucial como convite aos visitantes para os empreendimentos. A pesquisa da Brain Inteligência Estratégica mostra que 23% dos frequentadores são motivados por essas opções. Espaços de lazer para as crianças aparecem no topo do ranking de serviços e experiências valorizados pelo público, com 31%, e eventos culturais e exposições somam 28%.
“Parques temáticos, áreas de recreação e atividades educativas são algumas das opções que os shoppings oferecem para entreter os pequenos e proporcionar momentos de diversão em família. Consequentemente, esses serviços geram consumo nas lojas, despertam o interesse dos clientes por vitrines e promoções”, explica Sallum.
A diversificação da programação e a criação de espaços de lazer e convivência são estratégias que têm se mostrado eficazes e que devem ser ampliadas nos próximos anos. Sob a gestão e comercialização da Lumine, estão 12 shopping centers em diferentes estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte. Dentre eles, Cantareira Norte Shopping, Plaza Shopping Itu (SP), Villa Romana Shopping (SC), Boulevard Shopping Camaçari (BA), Canoas Shopping (RS), entre outros. “Em todos, nós estimulamos atrações mensais com as equipes de marketing”, acrescenta Sallum.
Na Bahia, o Boulevard Shopping Camaçari é um dos cases da empresa. “Nos empenhamos em proporcionar atividades de lazer para todas as idades e públicos, que envolvam toda a família, como música ao vivo, eventos na Arena Esportiva (escolinha de futebol, campeonatos de Beach Tennis e Futevôlei), exposições artísticas e outras iniciativas voltadas ao bem-estar e entretenimento dos visitantes. Nossos eventos infantis são pensados para abraçar todos os integrantes da família, inclusive os pets. No calendário anual, temos bailinhos de Carnaval, Show de Páscoa, Arraiá Junino, Desfile Mãe de Pet, Halloween e o grande destaque deste segmento que é o Super Dia das Crianças, evento que desde 2021 vem atraindo milhares de visitantes na data comemorativa em outubro, quando ao longo de todo o dia, crianças e adultos podem participar de oficinas gratuitas, gincanas com brincadeiras da infância, show de mágica e o tão esperado banho de espuma. Nesse sentido, acreditamos que oferecer uma variedade de opções de entretenimento é essencial para fortalecer nosso vínculo com a comunidade local, que reconhece o shopping como um espaço de diversão, de incentivo à cultura e promoção dos laços familiares", pontua Verena Maia, superintendente do Boulevard Shopping Camaçari.
Em São Paulo, o Cantareira Norte Shopping é outro exemplo. O empreendimento, que fica na zona Norte da capital, tornou-se referência em lazer para os moradores do entorno. “Buscamos constantemente promover as melhores e mais completas experiência aos nossos visitantes, englobando atividades de lazer, cultura e ações gratuitas como forma de agradecimento pela preferência, especialmente ao público da região onde estamos. São oito anos de história, fomento à economia local, valorização do bairro e geração de empregos. Apresentamos desde shows gratuitos periodicamente para nossos visitantes, até opções diferenciadas e itinerantes, como circos, parque de diversões, festivais temáticos, lojas fixas de lazer, entre outras atrações”, comenta Humberto Moreira, superintendente do Cantareira Norte Shopping.
Para as próximas datas sazonais importantes do varejo, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, os shoppings preveem estratégias que englobam ações promocionais aliadas a entretenimento. “Entendemos a importância de proporcionar experiências às famílias, oferecer uma atração de lazer para as crianças, enquanto os pais fazem suas compras com tranquilidade, sempre prezando por conforto e segurança”, acrescenta Sallum da Lumine.