Foi neste mês de agosto que o empresário Vandevaldo Teixeira Rios, mais conhecido como Carneiro, foi empossado como o novo presidente do Sicoob Central BA. Carneiro traz consigo uma vasta experiência no setor cooperativista e uma visão estratégica para o fortalecimento e crescimento da instituição, além de ter atuado também no sistema financeiro tradicional. Entre os projetos para 2024, estão a inauguração de mais seis agências, além das cinco já abertas este ano, somente na Bahia – como parte da visão de proporcionar a melhor experiência financeira aos cooperados.
A chegada de Carneiro na presidência representa um novo capítulo para o Sicoob, que se consolida cada vez mais como uma referência no setor financeiro baiano. Sua liderança será fundamental para a continuidade dos projetos em andamento e para a implementação de novas iniciativas que visam expandir e aprimorar os serviços oferecidos aos cooperados. “Vislumbro que a minha liderança no Sicoob Central BA será marcada por inovação, comprometimento e pelo fortalecimento do cooperativismo na Bahia” declara.
A inclusão financeira, um dos compromissos fundamentais do Sicoob, é uma providência essencial para o desenvolvimento econômico e social. “Um dos nossos objetivos é ampliar ainda mais a capilaridade da instituição, atendendo à crescente demanda dos brasileiros por um atendimento mais digno e sem distância, além de reforçar o vínculo territorial”, defende o presidente. Com mais de 4,6 mil unidades de atendimento, o Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de pontos físicos no Brasil.
“Nas cooperativas, as pessoas não são apenas clientes, mas os donos do negócio, o que significa que podem participar ativamente das tomadas de decisões e, ao lado de suas comunidades, serem os únicos destinatários dos resultados financeiros, o que se traduz em exemplo genuíno do que se define como economia compartilhada. Estamos convictos de que indivíduos e empreendedores estão cada vez mais conscientes desse modelo de autogestão financeira e social assentado em propósito, e por isso têm aderido massivamente ao cooperativismo financeiro", finaliza Carneiro.
Legado: Após 21 anos na presidência do Sicoob Central BA, Ivo Brito deixa o cargo e estará dedicado à presidência da cooperativa Sicoob Extremo Sul. “Foram mais de duas décadas liderando a atuação do Sicoob no estado, baseado em valores como respeito, empatia, sabedoria, honestidade e integridade. Passo esse bastão com a alegria de saber que o legado desta gestão e a história da central servirão de inspiração para o novo momento com a chegada de Carneiro”, declara. |