Economia

BANCO MUNDIAL E IFC SE REÚNEM COM GOVERNO BAIANO PARA AVALIAR PROJETOS

A ideia é envolver empresas públicas e privadas
Ascom Sefaz-Ba , Salvador | 19/03/2024 às 11:28
Banco Mundial e IFC se reúnem com governo baiano para avaliar novos projetos
Foto: Divulgação

  Representantes do Banco Mundial (Bird) e da International Finance Corporation (IFC) participaram, nesta segunda-feira (18), de uma reunião na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) com o objetivo de discutir possibilidades de implementação de novos projetos de parceria entre as instituições e o governo baiano em uma série de temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social.

O encontro teve as participações dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório, e de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e ainda de representantes da Secretaria de Planejamento. Durante a reunião, o secretário Manoel Vitório observou que as discussões seguem a orientação do governador Jerônimo Rodrigues no sentido de se desenvolverem soluções integradas para as regiões a serem definidas como prioritárias. A ideia é envolver empresas públicas e privadas. 

O trabalho contará com o apoio da Secretaria Executiva do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado da Bahia (PPP), vinculada à Sefaz-Ba. A secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, destacou o alcance das discussões e dos novos projetos que deverão ser desenvolvidos a partir destas. “As possibilidades neste sentido são ilimitadas”, disse.  

De acordo com o Banco Mundial, o primeiro passo será identificar as oportunidades de investimento, com possibilidade de alavancar recursos a fundo perdido. Participaram do encontro os representantes do Bird David Sislen, Eli Weiss, Emanuela Monteiro, Hannah Kim, Jack Campbell e Yuka Maekawa e da IFC, Laís Gondim.

Também Participaram da reunião a superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Adalva Tonhá, o diretor de Políticas e Planejamento Habitacional, Juvenal Neiva, a Superintendente de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento da Seplan, Luiza Amélia Mello, além da secretária executiva do Programa de PPP, Ananda Lage.