Economia

79ª SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E AGRONOMIA (SOEA) ABRIRÁ INSCRIÇÕES

Evento é realizado pelo Crea-BA e Confea em sua 5ª edição na Bahia
Camila Fiuza , Salvador | 16/02/2024 às 15:46
A escolha de Salvador como sede ressalta a importância da região Nordeste no cenário nacional
Foto: Crea-BA

A partir do dia 20 de fevereiro, estudantes e profissionais de engenharia, agronomia e geociências poderão se inscrever para a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontecerá de 7 a 10 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador. O evento já nasce com a expectativa de superar os números da última edição ocorrida em Gramado, quando a cidade gaúcha recebeu 5,2 mil participantes. Na capital baiana, são esperadas cerca de 6 mil pessoas de todo o país, neste que é o maior evento da área tecnológica na Bahia.


Com o tema "Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável", a 79ª SOEA é promovida pelo Estado da Bahia em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA). O evento reúne engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas e demais profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Este ano, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia terá como foco central a inovação e o papel estratégico desses profissionais na construção de um futuro sustentável.


"Este evento é uma oportunidade ímpar para mostrarmos as potencialidades da Bahia e gerarmos oportunidades para os profissionais baianos. Além de debatermos temas importantes para o setor, como inovação e sustentabilidade, podemos destacar os talentos e projetos locais, contribuindo assim para o desenvolvimento regional", destaca Joseval Carqueija, presidente do Crea-BA.


Para o presidente do Confea, Vinicius Marchese, reunir esses profissionais,  fomentar o debate e incentivá-los a serem os agentes de transformação são fundamentais para a construção do nosso país. “A SOEA é uma forma que o Sistema encontrou de contribuir com o Brasil. Em um único local, temos especialistas em áreas fundamentais para as políticas públicas que podem mudar o futuro. Como presidente do Conselho, queremos cada vez mais nos colocar como peças e valorizar a engenharia, agronomia e geociências brasileira”, comentou Vinicius.


A escolha de Salvador como sede ressalta a importância da região Nordeste no cenário nacional, destacando também os desafios e as oportunidades específicas da Bahia. Realizada desde 1940, a SOEA reúne todos os anos milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. Essa é a 5ª edição da SOEA no estado, 24 anos após o último, realizado em 2000. Antes, o evento havia sido realizado na Bahia nos anos de 1949, 1955 e 1989.


As inscrições para a 79ª SOEA poderão ser realizadas através do site https://www.soea.org.br/ br a partir de 20 de fevereiro, bem como serão disponibilizadas informações sobre o evento. 


Sobre o Crea-BA:


O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br