A Mercedes-Benz do Brasil, devido às ações do Movimento A Voz Delas, foi a primeira empresa a vencer a mais nova categoria do Prêmio AutoData 2023, a de ESG, que destaca o case mais representativo ligado aos pilares Meio Ambiente, Social e Governança. Em sua 24ª edição, este evento do Grupo AutoData consolida-se como uma das principais iniciativas de reconhecimento à indústria automotiva. Em evento realizado no dia 22 de novembro, em São Paulo, capital, foram entregues troféus aos ganhadores de 2023.
Este ano, 64 cases de 16 categorias foram escolhidos como finalistas pelos jornalistas da AutoData entre aproximadamente 300 concorrentes, a partir de reportagens publicadas na revista e na agência de notícias nos últimos 12 meses. Foram cerca de três meses de eleição aberta no site da AutoData e também no Congresso Perspectivas 2024, elegendo assim os vencedores entre montadoras, fornecedores e personalidades do setor.
Segundo Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o Prêmio AutoData tem um significado muito especial porque ele é resultado da avaliação e indicação de jornalistas especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da AutoData. “Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que escolheu a Mercedes-Benz como referência na inédita categoria ESG, o que demonstra que estamos no caminho certo quando avançamos em práticas de Meio Ambiente, Social e Governança”.
Empoderamento e equidade de gênero
O Movimento A Voz Delas foi criado pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Essa iniciativa está refletida em todas as suas áreas de atuação, seja com clientes, motoristas, transportadores, colaboradores, parceiros de negócios e a sociedade como um todo, reforçando o empoderamento das mulheres em todas as áreas em que atuam.
“Essa ação da nossa marca nos traz muito orgulho, satisfação e alegria. Além disso, o Movimento reafirma o compromisso da Mercedes-Benz com os princípios ESG, o que envolve a qualidade de vida, saúde e segurança de quem leva cargas e passageiros por todos os cantos desse imenso país continental. Ouvimos a vozes das mulheres, a fim de entender e atender suas expectativas e necessidades”, diz Jefferson Ferrarez.
Os pilares Meio Ambiente, Social e Governança da estratégia ESG fazem cada vez mais parte do dia a dia da Mercedes-Benz do Brasil, refletidos em múltiplas e diversificadas ações e iniciativas. “Os caminhões e ônibus da marca carregam o propósito de mover o mundo, transportando pessoas e cargas. Além disso, com base no ecossistema do transporte responsável e na mobilidade sustentável, a Empresa também está sempre atenta às diversas demandas da sociedade”, afirma Jefferson Ferrarez.
Ouvir mulheres e encontrar maneiras de transformar suas realidades
O Movimento A Voz Delas nasceu com o propósito de ouvir as histórias de mulheres que trabalham nas estradas e nas cidades, visando encontrar maneiras de transformar suas realidades. “Afinal, quem faz o transporte de cargas e de passageiros acontecer merece receber atenção e encontrar mais segurança, respeito e dignidade e também melhores condições no seu percurso”, diz Ebru Semizer, gerente sênior de Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “Para que essa voz seja cada vez mais forte, precisamos que mais pessoas e parceiros juntem-se a nós”.
O Movimento A Voz Delas teve início em 2019, com a reforma de banheiros em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o primeiro passo de uma longa jornada.
De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo País em postos de combustível, engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em realidade, como a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual as mulheres ganham a troca de categoria das habilitações profissionais combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.
Na última Fenatran, além de ações de conhecimento e conteúdo durante a semana, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a participação de centenas de mulheres durante o processo de criação. Este caminhão foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série de customizações que o transformaram em um caminhão exclusivo.
No último mês de outubro, com a participação e apoio de vários parceiros, o Movimento A Voz Delas iniciou, pela 3ª vez, a “Caravana Todos Juntos", iniciativa que abriga duas importantes campanhas nacionais, a do Outubro Rosa e a do Novembro Azul, levando conscientização sobre saúde, além de conhecimento e oportunidades para quem vive na estrada. Para isso, uma carreta estande foi equipada com recursos para o atendimento aos profissionais do volante e cristais. São disponibilizados exames de medição de glicemia, pressão e temperatura, além de orientações sobre diabetes e pressão alta. Para as mulheres, são compartilhadas dicas de autoexame da mama e para os homens há ainda informações sobre os cuidados com o câncer de próstata. As paradas ocorrem em pontos de paradas dos parceiros do Movimento A Voz Delas, sempre às margens de rodovias.
“Além do atendimento de saúde, na Caravana Todos Juntos temos rodas de conversas sobre temáticas importantes, conexões entre transportadores locais e profissionais do transporte e outras atividades que levam então saúde e conhecimento pelas estradas do Brasil”, destaca Ebru Semizer.