Os micro e pequenos empreendedores desempenham um papel fundamental na economia, impulsionando o crescimento e a inovação. No entanto, muitos desses empresários enfrentam desafios significativos ao tentar expandir seus negócios, como falta de recursos financeiros, conhecimento limitado sobre gestão e acesso limitado a mercados.
Com isso, torna-se essencial que exista um apoio efetivo voltado especificamente para esses empreendedores, fornecendo orientação, capacitação e acesso a recursos que os ajudem a superar obstáculos e aproveitar oportunidades de crescimento.
Ao investir no fortalecimento dos micro e pequenos empreendedores, é possível contribuir para o desenvolvimento econômico e fomentar a geração de empregos, promovendo a inclusão social e incentivando a criatividade e a diversidade empresarial.
Com isso, surgem empresas como a iCertus, startup de Curitiba que oferece soluções financeiras para empresas, como antecipação de recebíveis e empréstimo de capital de giro em uma plataforma simples e intuitiva, que recebe novas funcionalidades em seu sistema de gestão com frequência para facilitar a vida de micro e pequenos empresários.
Com um projeto robusto e que mostrava-se eficiente para auxiliar esses empreendedores, em 2020 o SEBRAE-SP - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo resolveu firmar uma parceria com a iCertus para expandir sua solução e ajudar um número ainda maior de empresários em potencial.
De acordo com Fábio Ieger, CEO da startup, tudo começou com o Projeto Conecta, idealizado pelo próprio SEBRAE-SP. “Em 2021, 14 startups foram selecionadas para o programa que tem o intuito de auxiliar o crescimento de micro e pequenas empresas. De lá para cá, mais de mil empresas foram ajudadas pela nossa operação, encontrando crédito com taxas justas e facilidade na antecipação de recebíveis”, revela.
Com o sucesso da iniciativa, o SEBRAE viu que poderia utilizar a solução não apenas no estado de São Paulo. “Assim, o SEBRAE Nacional convidou sete das 14 startups que faziam parte do programa estadual, entre elas a iCertus, para a implementação do projeto em todo o Brasil, com nossa solução sendo um dos pilares fundamentais para o sucesso do programa”, pontua Ieger.
Apenas no ano de 2023, mais de 500 empresas foram atendidas e auxiliadas pela solução desenvolvida pela startup. Para o CEO, o movimento será benéfico em diversos sentidos. “Dessa maneira, mais empresas de todo o Brasil poderão se valer dessas vantagens, como a solicitação de crédito facilitada e a antecipação de recebíveis feita em apenas um clique na tela”, declara.
Fábio Ieger aponta que o objetivo da iCertus é levar prosperidade e longevidade para micro e pequenas empresas e a parceria com o SEBRAE é fundamental para que esse propósito siga sendo alcançado. “A entidade social divulga a nossa solução para todos os seus clientes, enquanto os capacita com cursos e palestras que ajudam no crescimento contínuo de um negócio. Ou seja, o SEBRAE fornece o conhecimento, enquanto nós fornecemos uma ferramenta completa para a gestão de um negócio que está em busca de ascensão”, finaliza.
Até o final de 2023, a plataforma da iCertus estará disponível e poderá ser adquirida por R$ 29,90 no plano anual e R$ 39,90 no plano mensal para empresas parceiras do SEBRAE.
Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/