Economia

PRODUTORA BAIANA ESTARÁ NO MERCADO DE INDÚSTRIAS CULTURAIS ARGENTINAS

Joana Giron, sócia da Giro Planejamento Cultural, foi uma das cinco empreendedoras musicais brasileiras selecionadas para o evento
Paula Berbert , Salvador | 31/05/2023 às 16:30
Joana Giron
Foto: Taylla de Paula

Ela será a única representante da Bahia na categoria compradores de música no MICA 2023 – Mercado de Indústrias Culturais Argentinas. A produtora cultural Joana Giron, sócia da empresa Giro Planejamento Cultural, é uma das cinco empreendedoras da área selecionadas pelo Ministério da Cultura (MinC) para representar o Brasil no evento, que ocorre entre 1º e 4 de junho, em Buenos Aires, Argentina.

 

No total, o edital da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC selecionou 90 empreendedores culturais e criativos atuantes em variados setores: audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, jogos eletrônicos (games), hip hop e música. Todos vão participar de rodadas de negócios e demais atividades do MICA 2023, com objetivo de promover a cultura brasileira internacionalmente, fortalecer a integração regional da América do Sul, estimular a internacionalização dos setores criativos brasileiros e apoiar a profissionalização de empreendedores culturais.

 

Joana Giron levará consigo a plataforma Giro Conecta, realizada pela Giro Planejamento Cultural, que tem como missão aproximar o Brasil, a África e a América Latina, através da promoção de manifestações artísticas que conectam esses territórios. Por meio da promoção de experiências ao vivo e virtuais, a plataforma busca fortalecer a cadeia produtiva da cultura e estimular a cooperação entre os países africanos e latino-americanos, contribuindo para que o público tenha cada vez mais familiaridade com o que vem sendo produzido artisticamente nessas localidades. A Giro Conecta tem também o propósito de inserir o Brasil, em especial o estado da Bahia, no circuito de eventos internacionais. A primeira ação da iniciativa foi realizada em setembro de 2022, com o show “Giro Conecta apresenta Mayra Andrade”, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

 

Sobre a Giro Planejamento Cultural – Dirigida por Gabriela Rocha, Joana Giron e Flávia Santana, a Giro Planejamento Cultural é uma empresa baiana focada em criar e assessorar projetos criativos na área da cultura, com experiência em diversos segmentos artísticos. Fundada em 2014, desenvolve iniciativas no cenário cultural, a partir de ações estruturantes, sempre buscando quebrar barreiras, ampliar fronteiras, promover encontros e criar redes. São mais de 100 projetos realizados, cerca de uma centena de ações formativas, gerando mais de 4,5 mil empregos diretos e alcançando mais de 700 mil pessoas em mais de 40 cidades do Brasil e de outros países.

 

www.giroplanejamentocultural.com.br

Vídeo de apresentação Giro Conecta

Instagram:

@giroplanejamentocultural

@giroconecta