Economia

ILHÉUS: INDÚSTRIA AMPLIA RENDIMENTOS APÓS CONSULTORIA COM PROGRAMA ALI

Agentes Locais de Inovação dinamizam produção da empresa com adoção de mapeamento e padronização dos processos de produção
Marcia Gomes , Salvador | 09/05/2023 às 19:06
JM Camarões
Foto: Divulgação

A JM Camarões, indústria que comercializa camarões e outros frutos do mar, deu um salto de 30% na produção mensal, após passar de junho a dezembro de 2022 pelo programa Brasil Mais Produtivo, aplicado pelos Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae Bahia, em Ilhéus, onde está localizada a fábrica.


Rafael Brito possui formação em Engenharia de Produção e é um dos agentes do ALI (bolsista) que atuou junto à JM Camarões. “No início, identifiquei que a produção era crescente, mas havia gargalos, atrasos e ausência de padronização. Eles obedeciam ao licenciamento exigido por lei, mas ainda faltava a aplicação de alguns procedimentos, tais como utilização de manuais e treinamento constante dos colaboradores”, explicou.


O Brasil Mais Produtivo leva inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade e gerar mais transformação digital aos pequenos negócios, por meio de melhorias rápidas e de alto impacto. De acordo com Rafael, o ALI identifica o que o empresário e os colaboradores devem fazer para otimizar a produção. Ao proceder a avaliação da empresa, Rafael identificou que deveria ser feito o mapeamento da produção.


“Eu mostrei todas as soluções e fomos enxugando, até chegarmos ao nosso objetivo”, conta, ao revelar que optaram pelo mapeamento porque incluiria o atingimento de metas. “Anteriormente, as atividades não perseguiam nem detalhavam as metas que se pretendia atingir”. Após os seis meses de consultoria, o empresário passa a atuar sozinho durante três meses. Findo este período, o agente retorna à empresa e avalia os avanços.


Familiar


Merçon Cláudio Valgas Júnior é formado em Engenharia Ambiental, tem 29 anos e apesar da pouca idade assumiu com o irmão o comando da JM Camarões, empresa familiar fundada por seus pais e que está no mercado há mais de 22 anos, inicialmente em Maceió (AL) e depois tendo migrado para Ilhéus. Ele conta que o carro-chefe da empresa é o camarão, mas também comercializa outros frutos do mar, como polvo, lula e variadas espécies de peixes.


A JM Camarões possui certificação SIF (Serviço de Inspeção Federal) que a autoriza a exportar para China e Estados Unidos, mas Merçon pretende, antes, fincar bases em regiões brasileiras que carecem de seus produtos, tais como os municípios da Região Centro-Oeste. Alagoas e o sul da Bahia (Itacaré, Barra Grande e Vitória da Conquista) concentram o maior volume de vendas. “O fato de termos parentes em Alagoas nos ajudou muito a estabelecer um comércio forte naquele estado, mas também vendemos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília”, observa.


“Nosso forte é o atacado. O varejo funciona pra gente como uma vitrine, para a divulgação da empresa”, avalia. Merçon diz que há oito anos abriram uma loja em Maceió (AL) e no mesmo local funciona uma distribuidora. Em Ilhéus, a JM Camarões recebe o produto fresco dos fornecedores, beneficia com embalagem e congelamento e escoa para venda. Satisfeito com o crescimento da empresa, ele espera abrir novos espaços em outras localidades do país.


Merçon diz que seu objetivo como empreendedor sempre foi inovar e que o ALI viabilizou essa mudança na empresa. Ele conta que, durante o período de consultoria, revelou seu desejo de investir no desenvolvimento de pessoas, engajando os colaboradores, gerando assim aumento de produtividade e melhores resultados. A partir daí, Merçon foi direcionado a um curso do Sebrae, voltado para o desenvolvimento humano na indústria e alcance de metas. “As duas consultorias se complementam”, comenta. “O ALI foi fundamental para melhorar a cadeia de produção da nossa empresa. Percebemos que trazendo o colaborador mais pra perto conseguimos ter um resultado melhor na produção”.


Merçon destaca que, durante o período de consultoria, foram apresentadas experiências com outras empresas. “Essa é uma característica do ALI que ajuda muito. Nos faz compreender que existem outras possibilidades, além da nossa, e nos ajudou a identificar a melhor solução pra gente”.