Economia

ORIGEM WEEK NO CCS REGISTRA R$2 MILHÕES EM NEGÓCIOS, DIZ SETUR

Feira de produtos gourmet, da agricultura familiar e do artesanato das 13 zonas turísticas da Bahia. O evento recebeu 18 mil visitantes
Tasso Franco , Salvador | 03/04/2023 às 10:27
Feira do Chocolate e da Agricultura Familiar
Foto: Tiago Queiroz
  Após quatro dias de atividades, foi encerrada, no último domingo (2), no Centro de Convenções de Salvador, a Origem Week, feira de produtos gourmet, da agricultura familiar e do artesanato das 13 zonas turísticas da Bahia. O evento recebeu 18 mil visitantes e movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios, que despertaram o interesse das redes de supermercados Hiperideal, RedeMix e Bompreço e dos hotéis Fasano e América Towers, além de panificadoras, empresas verdes e lojas de decoração.

“A feira foi um divisor de águas. Os pequenos produtores mostraram que podem competir com os grandes, porque oferecem qualidade.Trouxe 600 quilos de linguiça defumada e vendi tudo, em apenas dois dias. Se eu soubesse que seria assim, teria trazido mais", comemorou o empresário Alex Rocha, da fábrica Tradição Alimentos, que funciona em Barra do Choça, nos Caminhos do Sudoeste.

A Associação de Mulheres Agricultoras de Duas Barras do Fojo, em Mutuípe, nos Caminhos do Jiquiriçá, levaram para o evento chocolate em pó, licores e geleias, que encontraram compradores. “Estamos com dois negócios praticamente fechados, um deles com a empresa Mundo Verde. A feira foi nota mil, uma vitrine que nos abriu grandes oportunidades”, revelou a presidente da entidade, Damiana Martins.

 “Tivemos entendimentos com agricultores, criadores de abelha, produtores de cacau e muitos outros. O acesso à produção regional é muito importante, para valorizar o que temos na Bahia”, ressaltou a gerente regional de vendas do Hotel Fasano, Caissa Moura.

A Origem Week também ofereceu capacitação a duas mil pessoas, incluindo o curso de atualização sobre a Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau. A feira foi gratuita e arrecadou seis mil quilos de alimentos não perecíveis para a campanha "Bahia Sem Fome", do Governo do Estado, um dos parceiros dos organizadores. As secretarias de Turismo (Setur-BA) da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram envolvidas no evento.