Espaço vai reunir startups, incubadoras, aceleradoras e ventures para pensarem e desenvolverem soluções inovadoras para agropecuária baiana e brasileira
Tasso Franco , Salvador |
03/02/2023 às 09:22
HUB Agro
Foto:
O Semear – Hub do Agro é um espaço planejado para reunir todos os atores do ecossistema de inovação para o campo. Instalado na sede do Sistema Faeb/Senar, no bairro do Comércio, o ambiente será inaugurado na quinta-feira, 9 de fevereiro, às 17h30, quando será aberto ao público alvo: produtores, incubadoras, aceleradoras, ventures, desenvolvedores de softwares e startups do agro. Além da visita ao espaço físico, durante a inauguração, os convidados participarão de um bate-papo com representantes da Faeb, Senar, Sebrae , e-rural (startup baiana referência no mercado nacional de pecuária) e a SP Venture (fundo investimento exclusivo para soluções tecnológicas do Agro). Na pauta: como a inovação pode gerar negócios e alavancar a competitividade da agropecuária brasileira.
O novo Hub chega para atender as necessidades do setor que mais cresce no Brasil: o agronegócio, com o intuito de aumentar a competitividade do segmento, levando soluções inovadoras e tecnológicas a pequenos, médios e grandes produtores rurais. “A ideia é solucionar gargalos produtivos, com lastro nos levantamentos que já realizamos junto aos produtores e trabalhadores rurais, de modo a explorar potenciais mercados e impulsionar novos negócios”, avaliou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.
Com conceito disruptivo e ao mesmo tempo com estrutura integrativa, o Semear – Hub do Agro ocupa um andar inteiro do prédio que já abriga as entidades representativas do agro baiano. Em uma área de 331 metros quadrados, o ambiente abriga estações de trabalho colaborativas, sala de reunião, auditório, estúdio de produção audiovisual, espaço de convivência e café.
“A gente entende que o Semear será um lugar de convergência para que os atores do ecossistema de inovação possam vir trabalhar de forma conjunta e colaborativa. A pretensão é ser um ponto de conexão, para que cada um possa atuar justamente no que é mais forte”, completou Miranda.
O diretor da Faeb, Guilherme Moura, destaca que a inovação é uma pauta do Sistema Faeb/Senar desde 2018. “A gente vem atuando muito forte nessa questão da inovação, da transformação digital, e o hub é uma consequência de todo esse trabalho que começou com o primeiro hackathon em Juazeiro, no ano de 2018, depois com a criação de nossa feira de inovação e tecnologia, a e-agro, mais adiante com o desafio tecnológico para o inventário florestal, um editai de inovação aberta para o Agro feito em parceria com o Sebrae, e agora a gente cria um hub, justamente para conectar atores e ações aqui na capital para poder levar inovação ao interior, onde o agro acontece”, observou.