Informações do Washington Posto
Tasso Franco , Salvador |
25/12/2022 às 12:00
Buffalo está isolada
Foto: Malik Rainey For The Washingt
As condições brutais da tempestade de inverno que continuaram a atingir a maior parte dos Estados Unidos paralisaram uma das cidades mais acostumadas à neve - Buffalo - durante a noite e no sábado, com centenas de pessoas presas em veículos no frio gelado e neve acumulada, e nenhum caminho para os socorristas chegarem até eles.
Duas pessoas morreram em incidentes separados em suas casas e uma terceira morreu na rua quando os socorristas não conseguiram chegar até elas. Não há serviço de emergência em grande parte da área, disse Mark C. Poloncarz, executivo do condado de Erie, que inclui Buffalo. Um médico estava treinando por telefone quando uma mulher deu à luz o bebê de sua irmã em casa. Os socorristas de um hospital não conseguiram chegar a uma criança que precisava de ajuda a alguns quarteirões de distância. As pessoas ficaram presas durante a noite em restaurantes, bem como em suas casas, disse ele.
“Esta foi uma noite muito, muito ruim em nossa comunidade”, disse Poloncarz durante um briefing na manhã de sábado. “Felizmente, o sol nasceu.”
A PJM, uma operadora de rede elétrica que atende a 65 milhões de clientes em 13 estados, de Illinois a Virgínia, bem como D.C., pediu aos consumidores que economizem energia na manhã de Natal devido à forte demanda.
A queda de neve com efeito de lago a favor do vento nos Grandes Lagos continuará no domingo. Ainda assim, o dia de Natal traz a perspectiva de alívio do pior da gigantesca tempestade, embora o frio cortante permaneça por mais um dia.
Brian Hurley, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, disse em uma entrevista no final da tarde de sábado que a tempestade passou dos Estados Unidos e foi ao longo da fronteira de Quebec e Ontário, perto da baía de St. James.
“No dia de Natal, ainda estaremos com frio, mas começamos a nos aquecer”, disse Hurley.
As viagens aéreas complicadas estavam melhorando. O secretário de Transporte, Pete Buttigieg, disse no Twitter que cerca de 20% dos voos de sexta-feira, cerca de 6.000 no total, foram cancelados. As viagens aéreas estavam voltando lentamente, mas ele pediu paciência. Mais de 3.300 voos foram cancelados nos EUA no sábado, de acordo com a FlightAware.
Em Buffalo, porém, esperava-se que milhares ficassem sem energia ou aquecimento durante a noite de domingo. O meteorologista Jake Sojda, da AccuWeather, previu que Buffalo teria de 4 a 6 pés de neve até domingo, juntamente com rajadas de vento que se aproximavam da força do furacão de 74 milhas por hora ou mais.
O condado de Erie disse no sábado que a resposta de emergência não estava disponível em cerca de dois terços da área afetada pela nevasca. Os próprios veículos de emergência ficaram presos na neve. “Não é algo de que nos orgulhemos”, disse Poloncarz.