O hotel completou 100 anos em 2013 e continua sendo objeto de desejo de clientes milionários
Tasso Franco , Salvador |
25/07/2022 às 05:34
Localizado na Avenue Montaigne no circuito da alta costura
Foto: BJÁ
O Hotel Plaza Athénée - comemorou seu centenário em 2013 - e continua sendo o mais charmoso de Paris. Há outros igualmente poderosos 5 estrelas, mas o Athénée, por sua localização na 25 Avenue Montaigne no "Triângulo de Ouro" da ville, no bairro de Champs Élysées, hoje, propriedade do grupo Dorchester Collection, sendo o braço de investimento hoteleiro do Sultanato de Brunei, é imbatível.
O que torna e mantém o Athénée nesta invejável posição?
Sua história, a elegância dos seus salões, os serviços de excepcionais qualidade, os restaurantes estrelados com Michellin, sua localização no circuito da alta costura, a presença de personagens famosos da política, do cinema, das artes, enfim, o ponto predileto dos milionários e bilionários mundiais.
Diz que o melhor de Paris em beleza, luxo, glamour, moda, sofisticação e padrões de alta qualidade estão na Avenida Montaigne, a avenida arborizada da moda francesa, onde o hotel se situa no número 25.
Na famosa avenida da alta costura, onde um século de designers e artistas buscaram ousadia e paixão, em 1911, o hoteleiro Jules Cadillat financiou a construção do hotel projetado pelo arquitetos Charles Lefebvre e inaugurado em 20 de abril de 1913. Criado no distinto estilo de arquitetura parisiense Haussmann, a fachada clássica de pedra é decorada com varandas de ferro forjado ornamentadas.
O edifício original foi ampliado para dobrar de tamanho durante os anos 1920. Isso incluiu a adição de vários grandes apartamentos e salões, também projetados por Charles Lefebvre.
O restaurante Le Relais Plaza abriu em 1936. O design Art Deco criado por Constant Lefranc foi inovador e ainda é muito admirado hoje. Seu estilo foi inspirado no refeitório de primeira classe do SS Normandie, um dos maiores transatlânticos de sua época - segundo a folheteria da casa.
O hotel se situa a a 15 minutos a pé da Torre Eiffel, a 10 minutos dos Champs-Élysées, e 5 minutos da Masion Dior, da Louis Vuitton, Cholé, Chanel, Schiaparelli, Valentino, Givenchy, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, etc.
O hotel dispõe de 208 apartaments, suites, banho turco, centro de massagens e centro de bem-estar. TV via satélite, frigobar e TV multicanal para sua conveniência. Almofadas de penas, almofadas de penas e almofadas hipoalergénicas e outros toques agradáveis. O hotel também oferece câmbio, cofre e estacionamento. É até indispensável dizer o que oferece o hotel. Opções ilimitadas a gosto dos clientes.
A Avenue Montaigne recebeu o nome do famoso autor e filósofo francês Michel de Montaigne. Christian Dior abriu sua primeira boutique na avenida Montaigne e era um visitante regular do hotel onde realizou muitos de seus desfiles de moda e sessões de fotos no hotel. Isso estabeleceu a tendência de transformar a avenida Montaigne na famosa "Avenida da Moda" da cidade. Dior morreu jovem (57 anos) quando desfrutuava de férias, na Itália, vitima de um infarto.
Durante a década de 1960, uma série de produtores de filmes, diretores e atores começaram a se reunir no hotel, com muitos deles declarando orgulhosamente o Hôtel Plaza Athénée como sua segunda casa. Ao longo dos anos, o local foi escolhido como cenário para muitos filmes famosos.
Em 1º de agosto de 2010, o hotel recebeu o prestigioso prêmio Living Heritage Company (Entreprise du Patrimoine Vivant), em reconhecimento ao rico patrimônio e gastronomia do hotel. Isso foi seguido em maio de 2011 por nos tornarmos um dos primeiros hotéis a receber a distinção oficial de 'palácio', juntamente com nosso hotel parisiense irmão, Le Meurice. Outras comemorações ocorreram em 20 de abril de 2013, quando comemoramos com orgulho nosso centenário, exatamente 100 anos desde o dia em que o hotel foi inaugurado oficialmente.
Um famoso político baiano quando dia a Paris só se hospedava no Plaza Áthénée. (TF)