Economia

SHOPPING SUBTERRÂNEO LE HALLES, SEMELHANÇA COM A BAHIA EM PÚBLICO (TF)

O maior centro comercial do centro de Paris com 40 milhões de visitantes ao ano
Tasso Franco , Paris | 09/07/2022 às 07:36
Muitos afro-parisienses frequentam o shopping
Foto: BJÁ
      Westfield Forum des Halles popularmente conhecido como shopping subterrâneo Le Halles é o maior centro comercial desse bairro emblemático de Paris com 150 lojas de marcas e populares num mesmo local, na praça adjacente - área preferida dos jovens "back' do hip-hop com seus hows. E. diria, um sitio nas duas áreas - a externa da praça e a subterrânea acessadas por imensas escadas rolantes - que se parece muito com Salvador com a quantidade de afro-parienses em compras ou passeando. 

      Diria que se assemelha ao modelo Shopping da Bahia (antigo Iguatemi) com lojas de grife - Sephora, Victoria Secret, HAM, etc - e populares incluindo farmácias, sorveterias, salões de manicure e pedicure, uma infinidade de serviços e áreas para apresentações musicais e de artigos de tecnologia. Seria, assim, a grosso modo, também parecido com o comércio de rua da Avenida Sete de Setembro, em Salvador, onde se tem um retrato da população da cidade, de todas as camadas sociais.

   Olhando-se da praça não se vê as lojas do shopping e nota-se apenas o telhado de dossel de 2,5 hectares com seus recortes e arquitetura futurista. Só depois que se acessa o shopping por escadas comuns e rolantes é que se chega às lojas. Há uma estação de metrô (Chatelet) dentro do shopping, tal como existe na Estação da Lapa, em Salvador. Abre de segunda a sábado das 10h às 20 h e quando o shopping fecha a estação de metrô tem uma outra porta para o público até 1 hora da manhã. 

  São 150 lojas, incluindo marcas exclusivas como L'Exception, Sept-Cinq, What For, Herschel, e as maiores marcas francesas e internacionais como Nike, Lego, Superdry, Muji, H&M, Zara, San Marina, Bershka. É visitado por 40 milhões de clientes ao ano. Há propagandas com Neymar Jr na oferta da marca de tênis que patrocina.

   Les Halles tem história como mercado atacadista de Paris a partir do inicio do século XII (1183). Estão em volta do shopping Saint-Eustache (Santo Eustáquio), a segunda maior igreja de Paris, os clubes de música Rue des Lombards, a Rue Montorgueil - com inúmeros bares e restaurantes. Fica a curta distancia da Rue Rivoli, do Louvre, da Notre-Dame e do Centro Georges Pompidou.

   O Le Halles é um dos preferidos dos turistas e só perde em público para o Westfiedl Les 4 Temps, o gigantesco centro comercial de La Defense, a área financeira e de negócios da cidade. (TF)