Economia

MERCADO PULGAS SAINT QUEN, PARIS, UM MUNDO DE PRODUTOS POPULARES (TF)

E também maior centro de antiquários de bola qualidade da cidade
Tasso Franco , Paris | 08/07/2022 às 06:42
7 hectares de tendas
Foto: BJÁ
       O mercado das Pulgas e de Antiquários de Saint-Ouen, arredores de Paris, são na verdade um conjunto de ruas que ocupa 7 hectares - um dos maiores do mundo - com suas lojas de roupas, tênis, bonés, relógios, bolachões de vinil, semi-jóias, óculos, celulares e equipamentos eletrônicos, cosmétios, comidas, perfumes, antiguidades, art deco, enfim, uma variedade imensa de produtos a maioria a preços populares. 

     Há 'grifes' colonadas de todos os quadrantes muitos dos produtos produzidos na China, roupas do Paquistão e assim sucessivamente. Quem compra sabe que não está adquirindo um produto de marca original até porque um tênis Nike modelo Air Force custa 129 euros numa loja da Rue Rivoli ou em Champs Elysée e em Pulgas adquire-se um assemelhado por 40 euros.

    Há, portanto uma infinidade de produtos dessa natureza e os consumidores de menor poder aquisitivo adoram e frequentam o mercado e compram seus produtos todos os dias. Há no entorno do mercado uma quantidade também muito grande de ambulanntes, camelôs que mercam perfumes, bolsas, bags e outros produtos a preços bem baratinhos. Tenha, portanto, todo o cuidado de andar pelas ruas do mercado e nos acessos até chegar a estação de metrô Port de Clignancourt, a mais perto do marché roupas, por onde começamos nossa visita. Há outro acesso pela estação Garibaldi. 

   O mais interessante são sitios de antiquidades contando com aproximadamente 400 stands de antiquários, galerias de arte, lojas de design e “brocantes” - produtos baratos. Desses mercados, o mais frequentado por especialistas é Paul Bert Serpette que é o mais qualitativo em antiguidades. Nos finais de semana entre sexta e domingo o local fica repleto de consumidores

  Vale observar que as peças de antiquários são de primeira qualidade com preços compatíveis no mercado,. Na área do Biron há 220 stands de Art Déc. No mercado Mallassis, no Stand 76, fica os “Établissements Lefaucheux”, uma caverna de Ali Baba onde se encontra uma escolha enorme de produtos para conservar ou restaurar todo tipo de material: bronzes, cobres, couro, pisos, móveis.

O mercado mais popular com roupas de todos os tipos fica perto do metrô Porte de Clignancourt, pelo qual as pessoas normalmente chegam. Outro acesso e pelo metrô Garibaldi, andar até a rue des Rosiers até Marché Paul Bert / Serpette.

Os vários mercados do Mercado de Pulgas de Saint Ouen
O Biron é um dos mais antigos, especialista do mobiliário Napoleão III e Art Nouveau.

DICA DO CONEXÃO PARIS
TODOS OS MERCADOS

Dauphine, com uma mercadoria clássica no térreo e mais contemporânea nos andares superiores.

Rosiers, simpático e discreto com o primeiro andar reservado ao design europeu e americano.

Paul Bert, o mais tendência de todos com 7 alas e 250 stands.

Malik é o mercado das pulgas das roupas.

Serpette é haut de gamme, ou seja, luxo.

Vernaison conta com 300 antiquários de todos os horizontes.

Funcionamento: sábado de 9h as 18h; domingo de 10h as 18h e segunda de 10h as 17h.

Informações complementares: marcheauxpuces-saintouen.com

Como chegar

A mais rápida, o metrô, linha 4 e estação Porte de Clignancourt. Ao sair do metrô, procure pelo painel indicando Porte de Clignancourt. Siga a Avenida de la Porte de Clignancourt em direção ao painel, passe debaixo do periférico (um elevado/viaduto). O mercado está imediatamente à esquerda. Procure a placa indicando rue des Rosiers e siga por esta rua. Todos as ruelas que conduzem aos vários sub-mercados saem desta rua. Entre este painel e o periférico, à esquerda, você verá barraquinhas. Não confunda esta feira com o Mercado das Pulgas.

A opção mais confortável, de ônibus, número 85, que você pode pegar em Saint Michel, em Châtelet ou no Louvre e descer em Michelet Rosiers. Em seguida, chegue ao Mercado das Pulgas pela rue de Rosiers.