Economia

CHOCOLATE 100% CACAU E VEGANO É LANÇAMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Chocolate 100% cacau e vegano é lançamento da agricultura familiar na Naturaltech 2022 em São Paulo
ASCOM CAR/SDR , Salvador | 10/06/2022 às 07:08
Chocolate 100% cacau e vegano é lançamento da agricultura familiar
Foto: Divulgação

A agricultura familiar da Bahia chegou com tudo na Naturaltech 2022 e lançou mais um produto. O chocolate 7 Doses do Fruto Sagrado, da Natucoa, marca de chocolates finos, fabricados pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que estão conquistando os paladares de quem visita o evento, que segue até este sábado (11), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.  

 

O produto é 100% cacau e vegano, original da Costa do Cacau na Bahia, produzido puramente com cacau, a partir de grãos selecionados, de frutos colhidos debaixo das árvores da Mata Atlântica, da agricultura familiar. 

 

A Natucoa se inspirou nas Cerimônias do Cacau, ritual xamânico conhecido em todo o mundo, para criar as “7 Doses do Fruto Sagrado”, que é uma forma de encaixar essa prática milenar na sua rotina. Em uma caixa de 140 gramas, são 7 barras de 20 gramas simbolizando as 7 Doses do Fruto Sagrado.  

 

Bruna Leone, que é fundadora e diretora de Operações da Receita com Amor, uma start up, explicou que conecta, assim como as cooperativas da agricultura familiar da Bahia, presentes na Naturaltech, a agricultura familiar ao consumidor. "Foi bem interessante conhecer os produtos e na degustação deu para notar a altíssima qualidade. Produtos diferenciados e com a questão da inclusão tanto da agricultura familiar quanto dos produtos, que são veganos e oferecem qualidade para pessoas que têm certas restrições. Então foi bem bacana conhecer a marca de vocês. Desejo sucesso!". 

 

No estande Agricultura Familiar da Bahia, localizado na Rua H/I/7/8, será possível encontrar outros produtos da cooperativa como as barras de chocolate com 56, 70 e 80% de cacau, sem lactose, o ibs e os chocolates frutados, com banana e cupuaçu e 56% cacau, além da Cerveja Artesanal Cabruca, feita com nibs e rapadura. 

 

Bahia CacauJá a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), do município de Ibicaraí, levou para a capital paulista os produtos da primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar da Bahia.  

 

Entre os destaques estão as barras de chocolates de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% (diet) de cacau, nibs e amêndoas caramelizadas. A cooperativa trabalha ainda com os bombons recheados com produtos como café, frutas desidratadas e licuri de outras cooperativas baianas. 

 

Os produtos, que levam a marca Bahia Cacau, tem como matéria-prima básica o cacau fino, produzido no sistema cabruca, protetor da Mata Atlântica, e passa por análises de qualidade. Na produção é utilizado o açúcar demerara e a lecitina de girassol, o que garante um produto 100% livre de transgênicos, além disso, a linha de chocolate 70% não contém leite. 

 

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.