Economia

CENCOSUD ADQUIRE 67% DA AMERICANA THE FRESH MARKET HOLDINGS

The Fresh Market é um supermercado de especialidades premium que oferece variedade de produtos frescos de alta qualidade e refeições prontas
Najara Sousa , Salvador | 12/05/2022 às 08:14

O Grupo Cencosud, um dos líderes varejistas da América do Sul com operações no Chile, Argentina, Brasil, Peru e Colômbia, anunciou ontem (10/05) que firmou acordo definitivo com Apollo Global Management para adquirir 67% de participação do The Fresh Market Holdings, empresa de produtos especializados premium do setor de varejo alimentar dos Estados Unidos. Os atuais acionistas, incluindo Apollo, a família Berry e a administração da Companhia, manterão uma participação minoritária. 

 

  The Fresh Market é uma rede de supermercados fundada em 1982, com sede em Greensboro, Carolina do Norte. A Companhia tem 160 lojas (100% arrendadas) em 22 estados, com uma área de vendas média de aproximadamente 1.950 m². Seus valores são proporcionar aos clientes alimentos inspiradores e frescos. A companhia é o lugar ideal para quem busca produtos únicos e de excelente qualidade, feitos à mão, pratos preparados como em um restaurante, assados de primeira qualidade, flores frescas, carnes cortadas na hora, além de itens cuidadosamente selecionados para festividades e ocasiões especiais.

 

Com esta transação, Cencosud amplia sua diversificação geográfica com aproximadamente 12% da receita proforma advinda dos Estados Unidos, um mercado tradicionalmente defensivo com uma moeda estável. Esta parceria também proporciona à Cencosud acesso ao mercado estado-unidense onde existe uma profundidade muito maior no mercado de capitais. Além disso, Cencosud poderá aproveitar as melhores práticas de The Fresh Market em seus negócios latino americanos, ajudando a impulsionar uma maior rentabilidade e eficiência.

 

O Conselho de Administração do The Fresh Market (no qual Cencosud terá representação majoritária) e sua atual equipe de gestão contam com uma vasta experiência na indústria varejista nos EUA. Esta gestão continuará liderando o negócio e os acionistas existentes continuarão tendo uma participação na Companhia, contribuindo assim para manter o êxito do The Fresh Market e sua forte governança corporativa.

 

The Fresh Market reportou receita de US$ 1,933 bilhão em 2021, com um EBITDA ajustado de US$ 196 milhões e uma margem EBITDA de 10,2%. O faturamento é composto por aproximadamente 70% de perecíveis (em comparação aos 35% dos supermercados tradicionais), com uma proposta centrada em produtos frescos que ajudam a impulsionar um sólido desempenho de margem EBITDA, e cerca de 15% de pratos prontos, elemento chave para o crescimento e rentabilidade.

 

 

 

Detalhes da transação

 

A Cencosud concordou em investir US$ 676 milhões na compra da participação do The Fresh Market por meio da combinação de uso de capital primário e secundário. Como resultado da transação, Cencosud adquirirá uma participação de 67% do The Fresh Market, e os acionistas atuais terão os 33% restantes. Nesse sentido, o valor de US$ 265 milhões irá para caixa do The Fresh Market, reduzindo a alavancagem líquida da Companhia para 2.7x EBITDA.

 

  Cencosud financiará o investimento principalmente com seu fluxo de caixa. Após a conclusão da transação, a alavancagem bruta de Cencosud será de aproximadamente 3.1x e a dívida de The Fresh Market será refinanciada para melhorar sua estrutura de capital a partir de uma perspectiva de extensão de vencimentos e taxa de juros.

 

  Heike Paulmann, Presidente do Conselho de Cencosud, afirmou: "É um grande passo para Cencosud ingressar nos Estados Unidos, alinhado à nossa estratégia de diversificação. Estou segura de que será uma grande experiência e muito rentável para ambas as empresas. Vamos, The Fresh Market! Vamos, Cencosud!"

 

  Matías Videla, CEO da Cencosud, destacou: "The Fresh Market é um dos melhores supermercados dos Estados Unidos, amplamente reconhecido por especialistas do mercado e pelos consumidores, dada sua cultura centrada no cliente, excelência em produtos frescos e experiência de compra memorável em suas lojas. Esta proposta de valor única é o resultado de uma estratégia executada com sucesso e com o compromisso de uma equipe de executivos experientes liderados por Jason e Andy.  Estamos muito felizes de realizar nosso primeiro investimento no mercado norte-americano por meio de uma parceria com uma empresa de prestígio como a Apollo Global Management, com ampla experiência no mercado varejista. Nosso time está bastante entusiasmado em trabalharmos juntos para acelerar o crescimento e o valor da empresa"

 

  O parceiro Apollo, Andrew Jhawar, comentou: "The Fresh Market teve o maior crescimento de vendas nos últimos dois anos em relação aos seus pares, e estamos muito animados para entrar em uma próxima fase junto com a Cencosud, um dos melhores varejistas da América do Sul.  Olhando para o futuro, a Companhia tem uma grande oportunidade de crescimento orgânico que pode ser acelerada com o investimento da Cencosud, e esperamos trabalhar diretamente com Heike, Matías e a equipe da Cencosud para ajudar a impulsionar a criação contínua de valor do The Fresh Market".

 

  Jason Potter, Diretor Presidente do The Fresh Market, acrescentou: "Cencosud demonstrou que é um varejista de classe mundial com margens excepcionais, e esperamos compartilhar as melhores práticas em todos os nossos negócios. The Fresh Market teve um forte impulso financeiro nos últimos anos, e esta parceria com a Cencosud permitirá à empresa capturar uma maior participação de mercado à medida que expandimos nossa presença no mercado principal tanto do sudeste dos Estados Unidos como em outras regiões. Toda nossa equipe espera ansiosamente pela parceria com a família Paulmann, Matías e o time Cencosud".