Sem travas, o IPTU é cobrado de forma irreal com a majoração dos imóveis fora da realidade
Tasso Franco , Salvador |
20/02/2022 às 18:16
Classe média diz que o reajuste é absurdo
Foto: BJÁ
Dezenas de contribuintes da classe média alta de Salvador integrantes do ovimento IPTU Justo realizaram neste domingo, 20, uma carreata para protestar contra o aumento do tributo. A carreata sai do Greenville, em Patamares, em direção ao centro passando pela Barra e percorrendo bairros onde estão os 40 condomínios que fazem parte do movimento.
O grupo quer que a Prefeitura reveja distorçoes na cobrança do imposto, além do aumento excessivo da taxa de lixo. O objetivo é debater acerca do IPTU, alertando os contribuintes sobre a queda das travas que acontecerão já no próximo exercício, obrigando a todos ao pagamento do valor do IPTU lançado, que representa um aumento muito alto no imposto.
Este foi o segundo protesto, o primeiro realizado dia 17 na frente da Pprefeitura da capital baiana por causa de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD).
Em nota, a Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) informou que a gestão municipal realizou apenas a correção do Imposto sobre o IPTU pelos índices de inflação, como ocorre há sete anos. Este ano, a taxa foi corrigida em 10,74%, seguindo apenas o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de dezembro/2020 a novembro/2021.
A prefeitura afirma que a atualização acontece porque as despesas do órgão com custos de serviços, insumos, investimentos, obras, manutenção da cidade e contratos são reajustados seguindo os índices da inflação.
Por isso, conforme a prefeitura, é preciso manter a arrecadação pelo menos igual, do ponto de vista real, para não comprometer a qualidade dos serviços e políticas públicas oferecidas pela gestão municipal.
Também seguindo o IPCA, o valor da isenção do IPTU foi reajustado e contemplará imóveis residenciais de até R$ 118.998,54. São 258.847 contribuintes isentos desobrigados de pagar o imposto.