Economia

AUXILIAR DE COZINHA FORMA 1ª TURMA NO COMPLEXO SOCIAL DE PAU DA LIMA

Para o instrutor do Senac Comércio, Reinaldo Mariano, conduzir essa turma foi um aprendizado bastante importante
Fernanda Chagas , Salvador | 02/09/2021 às 18:47
Auxiliar de Cozinha forma primeira turma no Complexo Social de Pau da Lima
Foto: Vitor Santos/Sempre

Boteco da Pimenta. Com esse tema, nesta quinta-feira (2), 17 mulheres em situação de vulnerabilidade receberam seus diplomas de Qualificação Profissional de Auxiliar de Cozinha, através de uma parceria da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cujas aulas ocorriam no Complexo Social Pau da Lima. Com os certificados em mãos, era unanimidade a gratidão, aliada ao sonho de novos empregos e de empreender daqui para frente.

 

Para a coordenadora de Educação do Senac Bahia, Lorena Bispo, formar a primeira turma de Qualificação Profissional de Auxiliar de Cozinha é mais do que satisfatório, uma vez que a missão do Senac é formar para o trabalho. “E, com toda certeza, nos sentimos muito gratos pela parceria. Ao longo dessa carga horária de 360h, os alunos desenvolveram habilidades e competências que os tornaram aptos para ingressar no mercado de trabalho formal em cozinha de pequeno a grande porte ou empreender na área da gastronomia”, pontuou.

 

Jaqueline Rosa, por exemplo, comunga dessa tese. “Estou muito feliz que estou concluindo hoje o curso, que me beneficiará muito porque eu gosto muito de cozinhar, além de estar trazendo uma oportunidade para que eu trabalhe com o que eu gosto. Não tenho outra definição: estou muito grata por ter feito esse curso. Grata ao professor, grata a todos que estão aqui, que apoiaram e estão à frente dessa iniciativa. Estou muito feliz também que vou receber o meu diploma”, resumiu a alegria.

 

Qualidade – Laila Brenda já pensa em voar mais alto. “Eu estou muito feliz por hoje estar conseguindo esse certificado, em especial nesse período de pandemia. É gratificante para mim poder ter feito esse curso aqui juntamente com meus colegas e também com meu professor Reinaldo Mariano. Eu quero empreender, quero me especializar na área, fazer uma faculdade e também conseguir um emprego para manter todo o meu sonho. Quero também agradecer muito à Sempre e o Senac, que me deram a oportunidade, e também ao Restaurante Popular Pau da Lima. Tomara que muitas outras pessoas tenham a oportunidade que eu tive para ampliar meu currículo”, descreveu.

 

Para o secretário da Sempre, Kiki Bispo, que teve o prazer de degustar o cardápio especial com bolinhos de diversos sabores, brigadeiros com café e suco de hortelã, todos com toques apimentados, percebe-se pela qualidade no preparo que as aulas valeram muito a pena. “Tudo feito com muita dedicação e técnica, o que nos orgulha muito e nos traz muita alegria”, pontuou.

 

O gestor ainda acrescentou que novas modalidades de cursos devem ser oferecidos pela pasta. “Implantaremos outras modalidades, como informática, manicure e pedicure, cabelereiro assistente, empreendendo um pequeno negócio, entre outros, em nossos novos espaços que já estão prontos”, confidenciou.

 

Aulas de preparo de bolos e tortas, básico de corte e costura, preparação de acarajé e abará, cuidador de idosos, entre outros, já são ministrados no complexo. Ao todo são mais de 20 capacitações.

 

Para o instrutor do Senac Comércio, Reinaldo Mariano, conduzir essa turma foi um aprendizado bastante importante. “Tanto para mim quanto para as alunas. Uma experiência única e sei que muitas sairão daqui transformadas e com mudanças na vida pessoal e profissional”, concluiu.