Economia

LAURO DE FREITAS ABRE SEMESTRE COM SALDO POSITIVO EM EMPREGOS GERADOS

Lauro de Freitas abre o semestre com registro de saldo positivo na geração de empregos e mantém liderança na RMS
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 01/09/2021 às 18:51
Comércio
Foto: Lucas Lins

Lauro de Freitas abriu o segundo semestre de 2021 com saldo positivo na geração de empregos formais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município registrou resultado positivo no mês de julho, com a criação de 310 postos de trabalho, na diferença entre 3.618 admissões e 3.308 desligamentos. O desempenho é quase dez vezes maior que o apresentado no mês de junho.

 

Apesar do cenário de pandemia, em que segmentos econômicos passaram por restrições, o município já havia fechado o primeiro semestre deste ano com saldo positivo de postos de trabalho. O setor de comércio, de construção e de serviços são os polos que mais contribuíram para a geração de empregos até agora.


No acumulado do ano de 2021, Lauro de Freitas registra saldo positivo de 3.805 postos de trabalho, decorrente de 26.326 admissões e 22.521 desligamentos. O resultado mantém o município na primeira posição de geração de empregos na Região Metropolitana, com exceção da capital baiana.


O setor que apresentou o melhor desempenho, nesses primeiros seis meses do ano, foi o de serviços com 2.729 postos de trabalho (16.427 admissões e 13.698 desligamentos), seguido pela área de construção que contabilizou um total de 598 postos (4.143 admissões e 3.545 desligamentos).


De acordo com Uilson Souza, secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), a constância de resultados positivos ao longo do ano se deve a política de trabalho e emprego da atual gestão, as relações potencializadas com o Governo da Bahia e os segmentos econômicos do município.


“A gestão vem criando uma aproximação com as associações empresariais, em que iniciamos o processo do termo de cooperação para que cargos operacionais sejam disponibilizados aos munícipes. Já com a transversalidade junto ao Estado, avançamos na intermediação de empregos formais através do SineBahia”, disse Uilson.


Segundo o secretário, uma unidade do SineBahia será inaugurada nos próximos meses em Lauro de Freitas. “A implantação do Sine dentro do Parque Shopping vai contribuir ainda mais para a geração de postos de trabalho. A gestão segue formalizando a política pública de trabalho com articulações e desenvolvendo ações, como o Programa Cidade Solidária além de outros projetos vinculados a trabalho e renda”, finalizou.