Os segmentos Automotivo e de Higiene pessoal e beleza foram os responsáveis pela abertura do Encontro com Especialistas, na noite de segunda-feira (23), no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento segue até a sexta-feira (27) com a presença de grandes nomes do Varejo, Moda, Turismo e Alimentação Fora do Lar, Construção Civil, Beleza, Saúde e Bem-estar, Indústria de Alimentos e Startup/Negócios Inovadores. Interessados ainda podem se inscrever através do site https://bit.ly/eespecialista2021.
O público do setor de Serviços Automotivos recebeu o professor, administrador e mecânico, Pedro Scopino, para a palestra “Oficina produtiva: Estratégias e ações para deixar sua oficina mais lucrativa”. Durante a pandemia o setor automotivo conseguiu se manter pois os reparados continuaram, mesmo com a redução do movimento devido a menor circulação de carros nas ruas. Por isso, o maior foco do encontro foi dado para a gestão desses negócios
Scopino abordou as possibilidades de melhoraria nos processos e procedimentos, e como ter mais clientes a partir de questões que envolvem o cuidado com os mecânicos, o engajamento com a equipe para trabalhar melhor, além dos custos fixos e variáveis no dia a dia da oficina. Pontos fundamentais para Vivian Moura, assistente administrativa da Extreme Auto Center, em Lauro de Freitas.
“Apesar de ter sido um período um pouco difícil, a gente acredita que esse semestre seja de ganhos, e um especialista pode ajudar a empresa a faturar mais e trazer novos clientes também. Uma das melhores coisas que nos trouxe aqui, hoje, foi a questão do lucro. Às vezes, a gente acaba se perdendo um pouco nisso, mas não pelo fato de não saber negociar, mas por querer agradar o cliente, mas sabemos que nem sempre pode ser assim”, pondera.
Na contramão do setor automotivo, o segmento de Higiene pessoal e beleza, em especial os salões e clínicas de estética, foram bastante impactados durante os períodos mais críticos da pandemia e precisaram fechar as portas ou restringir o funcionamento. A palestra “Liderança de equipe e aumento das vendas nos negócios de beleza”, com Fabiana Gondim, idealizadora do Método HairSIZE com 30 anos de experiência no ramo da beleza, e Fred Alecrim, empreendedor e educador corporativo, tiveram como foco a inovação e cuidados sanitários em torno dos negócios de beleza.
Paloma Gomes, da Paloma Gomes Centro de Beleza, localizado no bairro de Castelo Branco, buscou o Encontro com Especialistas para atualizar-se. Para ela, a área de beleza vai muito além do externo, trata-se também da saúde. “Esse é um evento muito importante para trazer mais conhecimento para todos os profissionais que estão aqui. Tudo tem seu bônus e seu ônus, a pandemia veio, de fato, para trazer um alerta para nós, empreendedores da área da beleza, para nos preocuparmos com a questão da saúde dos clientes”, avalia.
Em sua fala Fabiana relatou que o legado da pandemia foi a sinergia que fortaleceu ou se fez necessária para estabelecer lideranças. “Alguém teve que ir lá e pegar a rédea e não foi fácil. A maioria da equipe não tinha um lastro financeiro e precisou ter o apoio do salão parceiro. Nesse momento se achou muitas outras coisas além da liderança, mas ela faz diferença total na superação, principalmente para entendendo o perfil do seu negócio”, afirma.
Já Fred Alecrim, entusiasta do movimento para gerar movimento, trouxe dicas de sucesso para despertar a consciência da inovação no público. Pensando na importância da experiência do cliente, Alecrim, por meio da atualização dos 4P do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), apresentou os 4P Consciente (Propósito, Presença, Percepção e Pessoas) para explicar que hoje vendas não é mais apenas relacionamento. Segundo ele, vender, atualmente, “é ciência, é dado” e é necessário que os empresários entendam disso.
Confira a programação do Encontro com Especialistas para os próximos dias:
terça-feira (24) - 19h
Segmento: Turismo e Alimentação Fora do Lar
Palestra: O novo olhar e forma de consumo da experiência turística, com Marta Poggi
Público: Bares, restaurantes, hotel, pousada
Segmento: Moda
Palestra: Moda: Ferramentas para sobreviver no marketing digital, com Raphael Falcão
Público: Moda / Loja roupas, loja de sapatos, loja acessórios
quarta-feira (25) - 19h
Segmento: Saúde e Bem Estar
Palestra: Telemedicina: Oportunidades de negócios nos serviços de Saúde, com Jamil Ribeiro Cadê
Público: Centro de estética, estúdio de pilates, academia, consultório médico, odontológico e afins
Segmento: Renova Varejo
Palestra: O Futuro do Varejo: a loja física muito mais que um ponto de venda, com Alfredo Soares
Público: vestuário, calçados, tecidos, cama, mesa e banho, minimercados, comércio de alimentos e bebidas, itens para casa, material de construção, equipamentos e suprimentos de informática
quinta-feira (26) - 19h
Segmento: Cadeia da Construção Civil
Palestra: Desafios e Complexidades na Gestão dos Resíduos Sólidos e Alta performance da criação do 'Novo', com Maria Livia e Ludson Zampirolil
Público: mármores e granitos, marcenarias, artefatos de madeira, serralherias, arquitetura, design, projetos e afins
sexta-feira (27) - 19h
Segmento: Indústria de Alimentos
Palestra: Indústria de Alimentos: Qual é a importância de uma boa gestão de pedidos no cenário atual, com Chef Morena leite
Público: padaria, confeitaria, fábrica de sorvetes, biscoitos, massas alimentícias, molhos, temperos e condimentos
Segmento: Startup
Palestra: Como criar negócios inovadores, com Barbara Bruna
Público: Startup, negócios inovadores, negócios digitais