O espetáculo “Construção”, assinado pelo grupo Revolução Teatral, de Lauro de Freitas, é o vencedor da categoria Espetáculo do Interior do Prêmio Braskem de Teatro. A premiação é a culminância do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia, que tem patrocínio da Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura.
A edição atual do Festival de Teatro do Interior da Bahia iniciou suas atividades em janeiro de 2020, quando selecionou 12 das mais de 60 montagens inscritas e iniciou sua Mostra Competitiva. Com a pandemia, a etapa de apresentações foi concluída no formato online entre maio e julho de 2021, tendo a comissão julgadora selecionado, então, os cinco espetáculos finalistas que, automaticamente, passaram a concorrer na categoria Espetáculo do Interior do Prêmio Braskem de Teatro.
Vencedora, a montagem “Construção” é livremente inspirada no dia a dia dos operários da construção civil. Conflitos, peripécias e contradições são colocados em cena por meio da linguagem do teatro-circo. O espetáculo traz uma estética aproximada aos tons de cinza presentes no processo das grandes obras brasileiras.
A obra é resultado do processo de pesquisa do grupo baiano Revolução Teatral, que visa aprimorar a técnica de palhaçaria num mergulho aos tempos do cinema mudo e toda sua graça e poesia. Dessa maneira, busca revelar ao público todo o colorido existente neste universo cinza e duro do cotidiano das construções.
Nesta edição, o Festival de Teatro do Interior da Bahia também realizou oficinas gratuitas de dramaturgia e produção cultural, que aconteceram em encontros online no mês de maio de 2021.