Rede de franquias da LafargeHolcim investe em comunicação digital para se aproximar ainda mais dos parceiros durante a pandemia
Weber Shandwick , Salvador |
13/05/2021 às 16:15
A Disensa, maior rede de franquias no varejo de material de construção da América Latina, iniciou 2021 com forte ritmo de crescimento. Apesar do cenário econômico adverso, em função da pandemia de Covid-19, os resultados operacionais e financeiros registrados no primeiro trimestre revelam que a empresa segue em plena expansão. A Disensa conta com 41 lojas na Bahia. Entre janeiro e março deste ano, foram fechados seis novos contratos, 200% a mais que o registrado em igual período do ano passado. Já o faturamento das unidades baianas totalizou R$ 9,4 milhões, o que representa alta de 8% em relação ao primeiro trimestre de 2020.
Para atingir esse resultado, a Disensa adotou uma série de ações para apoiar os franqueados. Pertencente ao grupo franco-suíço LafargeHolcim, a rede se aproximou ainda mais dos lojistas, fortalecendo canais de comunicação digitais já existentes e criando novos. Dessa forma, intensificou orientações sobre questões operacionais; ofereceu treinamentos focados em divulgação das lojas e vendas online; e inaugurou uma nova página de ofertas no site, conectando os clientes com o WhatsApp das lojas mais próximas. Além disso, investiu em campanha de marketing focada em exaltar os benefícios do varejo de bairro, como entrega rápida e atendimento especializado.
"Esse período de incertezas no mercado faz com que os lojistas independentes busquem cada vez mais soluções e suporte que os ajudem a gerir seu estabelecimento com profissionalismo. E isso é justamente o que oferecemos em nosso modelo de negócio. Os resultados operacionais e financeiros, mesmo neste momento de pandemia, mostram que nossa estratégia está correta", analisa o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.
O lançamento de um cartão de crédito próprio foi outra novidade que ajudou a alavancar as vendas. Adotado em agosto de 2020, seguindo iniciativas semelhantes da rede na América Latina, o cartão permite que consumidores parcelem suas compras em até 24 meses. Os lojistas que passaram a oferecer essa opção de pagamento aumentaram seu faturamento em pelo menos 15%. Alguns alcançaram 100% de crescimento. Uma ação determinante que ajuda os parceiros a aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados é o programa de treinamento com os lojistas e suas equipes. Os cursos abordam temas relacionados a áreas estratégicas do negócio. Outro diferencial da Disensa é o acompanhamento constante dos indicadores numéricos como uma das bases da operação. As informações auxiliam a dar suporte para as iniciativas apresentadas aos franqueados, sempre em busca de excelência operacional.