Economia

BRASKEM FIRMA PARCERIA COM A HOLANDESA NXTLEVVEL BIOCHEM

O objetivo do projeto em conjunto é lançar solventes mais sustentáveis na América Latina, produzidos a partir de matérias-primas renováveis
Paula Pitta , Salvador | 05/05/2021 às 16:36
O mercado de solventes é um dos principais negócios da Braskem e, para avançar nesse segmento, a companhia firmou parceria com a companhia holandesa NXTLEVVEL Biochem para a realização de estudos com foco na comercialização de soluções produzidas a partir de matéria-prima renovável. O acordo teve início em janeiro e deve ser concluído dentro de nove meses.  

Com sede na Holanda, a NXTLEVVEL é uma joint venture que combina o conhecimento industrial da Towell Engineering Group com a tecnologia de ponta desenvolvida pela GFBiochemicals. A companhia possui tecnologia própria e vasta experiência em soluções de alto desempenho para a química sustentável que, somadas ao empenho e dedicação da Braskem no desenvolvimento de produtos químicos, serão o ponto de partida para ampliar ainda mais o portfólio de solventes da companhia na América Latina.

Fábio Barbosa, diretor do negócio de Solventes da Braskem, explica que a parceria engloba a comercialização de soluções para segmentos como o de tintas e revestimentos, agroquímicos, homecare e I&I cleaning (limpeza industrial e institucional, em tradução livre). “Nosso objetivo é somar forças para dar sequência à nossa estratégia de diversificação de matéria-prima e construir um mundo mais sustentável, além de aumentar a nossa presença de mercado”, afirma.

  “A NXTLEVVEL e a Braskem trabalham juntas para identificar mercados para derivados do ácido levulínico¹, impulsionando a potência da nossa tecnologia junto à liderança de mercado da Braskem em solventes”, diz Aris de Rijke, CEO da NXTLEVVEL Biochem. “A tecnologia da NXTLEVVEL é bastante inovadora e exclusiva possibilitando, pela primeira vez, a produção de derivados do ácido levulínico em escala industrial. A base principal é a tecnologia patenteada que utiliza o ácido levulínico, derivado de biomassa e seus ésteres, para a produção acessível de solventes e outros químicos de origem renovável”, ele conclui.

Além de buscar ser a representante dos produtos da NXTLEVVEL na América Latina, a Braskem segue comprometida com o desenvolvimento de solventes renováveis próprios. O mercado de solventes na América Latina registra vendas de cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo aproximadamente 55% (800 kton/ano) deste volume comercializado no Brasil, onde a Braskem já detém 25% de participação de mercado.

 

¹ O ácido levulínico é um químico produzido a partir de matérias-primas renováveis.