A Associação dos Trabalhadores Rurais do Azimbo, localizada no Assentamento Barro Branco, no município de Mata de São João, garantiu uma melhor qualidade na produção de aves e ovos da comunidade com investimentos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva.
Atualmente, com a criação de galinhas, a comunidade produz cerca de 80 ovos por dia, mas a expectativa é que a associação chegue a cerca de 300 ovos por dia. Além de produzir um incremento na renda das famílias beneficiárias, o aumento da produção visa também fornecer, diariamente, uma alimentação nutritiva, saborosa e saudável, proporcionando aos agricultores a ingestão diária de proteína recomendada pelas organizações de saúde.
Na associação, foram investidos R$352 mil, aplicados para organizar e melhorar os sistemas tradicionais de produção, utilizando práticas ajustadas às vivências da comunidade, sem o uso de métodos artificiais, tanto no manejo quanto na alimentação do plantel. Para isto, foram construídos galinheiros e equipamentos como chocadeiras, além de utensílios individuais e coletivos. Também serão entregues insumos como vacinas e complementos para ração, como sal, fosfato bi cálcico e cálcio calcítico.
O presidente da associação, Antônio Aniceto de Almeida, conta que antes a produção era baixa pela falta da estrutura: “Agora a gente tira os ovos e tira a galinha do choco, antes, as galinhas produziam menos e passavam até 60 dias sem produzir. Com a chocadeira, a gente tira os ovos e com 8 a 10 dias elas já estão produzindo de novo”.
Com as chocadeiras, seu Antônio conta que também já estão iniciando a produção dos seus próprios pintinhos: “Com isso, vamos chegar a cerca de 400 galinhas. A gente vende o que produz na feirinha da região, mas com esse aumento que estamos esperando já estamos buscando mais mercado”.
A associação também conta com assessoramento e assistência técnica de Agente Comunitário Rural (ACR), acompanhado pela rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), voltada para o desenvolvimento da atividade.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.