Vice-governador João Leão esteve na inauguração do novo complexo industrial
Ascom SDE , Salvador |
08/10/2019 às 18:10
Solenidade no Complexo industrial de Simões Filho
Foto: divulgação
A J.Macêdo, uma das maiores fabricantes de alimentos do país, inaugurou um complexo industrial com nova fábrica de massas e modernização da fábrica de biscoitos e centro de distribuição, nesta terça-feira (08), em Simões Filho. Foram investidos R$ 220 milhões, o que resultará no aumento da capacidade de produção que salta para 10,5 mil toneladas/mês no parque fabril. A empresa, que gerar cerca de 850 empregos na Bahia, assinou em 2017 um protocolo de intenções com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), para essa ampliação do grupo.
"Precisamos industrializar a Bahia, incentivando o empresariado para que ousem, para fazermos o estado crescer. A J.Macêdo é uma motivação e inspiração para todos nós, pois geram emprego. Iremos também revitalizar o Centro Industrial de Aratu (CIA), trabalhando em conjuntos com os municípios de Simões Filho e Candeias, para dinamizar ainda mais a atividade industrial, ocupando todos os terrenos com empresas operando", afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.
O complexo industrial ganhou modernas linhas italianas de alta produtividade, igualando-se em qualidade, desempenho e eficiência aos melhores produtores de massas e biscoitos do mundo, com capacidade média por linha de 4 mil quilos/hora. A empresa, que está celebrando 80 anos de êxito empresarial, é detentora de marcas como Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Águia, entre outras.
"Com esse polo de massa e biscoito, que inauguramos, iremos ampliar nossos negócios. Além disso, a Bahia é o estado que recebe um grande volume de investimentos do grupo e, com certeza, a Bahia vai continuar sendo muito relevante para a J.Macêdo", diz Amarilio Macêdo, presidente do Conselho Administrativo do Grupo.
Unidade fabril
A fábrica de biscoitos, que ampliou em 100% sua capacidade produtiva, ganhou um sistema economizador de energia térmica, que permite um consumo de gás 30% inferior aos fornos convencionais. Já a nova unidade de massas, tem capacidade instalada de 82,5 mil toneladas/ano, 120% maior que a produzida anteriormente na Bahia, permitindo assim atender à crescente demanda da região Nordeste por diferentes tipos de massas.
Nos últimos 5 anos a J.Macêdo investiu cerca de R$ 350 milhões no estado, através da modernização do terminal de grãos, da ampliação e modernização do moinho de Salvador, localizado em frente ao terminal portuário, e agora com o complexo industrial na cidade de Simões Filho. A J.Macêdo está presente no Estado da Bahia há mais de meio século.