Economia

Inovação 2019: ADEMI-BA abre inscriçōes para premiação académica

O encontro apresentou o regulamento e os procedimentos para a inscrição
Comunicativa BA , Salvador | 06/12/2018 às 18:45

Nesta quarta-feira (5), professores e coordenadores de cursos ligados à arquitetura, engenharia e construção se reuniram na sede do Hub Salvador, no Comércio, para conhecer em primeira mão as novidades da segunda edição do Prêmio Inovação Acadêmica, realizado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). O encontro apresentou o regulamento e os procedimentos para a inscrição, além de detalhes sobre a premiação.

Entre os participantes do evento estava Daiane Costa, professora da UFBA, coordenadora do grupo de pesquisa vencedor do ano passado. “É uma honra estar participando novamente. Esse prêmio é extremamente motivacional para os alunos, que querem não só apresentar o trabalho, mas aplicar seus conhecimentos e resolver problemas da sociedade de diversas formas”, afirma.

Na segunda edição, o tema será “A construção civil na era da Indústria 4.0” e poderão participar os estudantes de cursos de arquitetura, engenharia e construção, em nível técnico, graduação e pós-graduação, que estiveram matriculados em 2018. Todos os trabalhos passarão por uma Comissão Julgadora formada por diversos professores de universidades dos cursos afins e serão analisados através das categorias de Qualidade Técnica; Grau de Inovação; Contribuição Técnica, Aplicabilidade e Qualidade de Apresentação.

“Essa geração é motivada pela paixão em desenvolver algo novo. O prêmio é muito importante para que os alunos desenvolvam pesquisas que poderão ser usados pelas empresas em seus empreendimentos futuros”, comemora Ana Gabriela Lima, professora de Engenharia Civil da Uneb.

O melhor trabalho receberá uma bolsa de estudo no valor mensal de R$1.500,00 durante um ano para desenvolver o artigo vencedor, além de comprometer-se a apresentar um protótipo de aplicabilidade ou a qualificação e monografia em caso de mestrado.

“Promover a inovação, qualidade e produtividade dentro das universidades e aliar a academia ao mercado de trabalho é o nosso maior objetivo. Tivemos um excelente resultado em nossa primeira edição e temos certeza que teremos projetos ainda melhores para 2019. Aproximar a academia do mercado de trabalho é imprescindível”, afirma Alexandre Landim, diretor técnico da Ademi-Ba e responsável pelo prêmio.

As inscrições seguem abertas até o dia 15 de fevereiro de 2019, com divulgação do resultado da primeira fase no dia 1º de abril. Os dez melhores trabalhos apresentarão seus projetos para as empresas associadas ainda em abril, com a divulgação do resultado da segunda fase no dia 2 de maio.

As inscrições serão feitas exclusivamente através do site www.ademi-ba.com.br e as dúvidas devem ser retiradas pelo endereço contato@ademi-ba.com.br