Considerada pelos turistas um dos cinco maiores atrativos da capital baiana e um dos marcos da identidade da cidade, a culinária baiana ganha uma divulgação especial com o Cozinha Raiz, lançado pela Prefeitura nesta terça-feira (30), na Casa Salvador, na Barra. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto; o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco; representantes da California Media House, gestora da Casa Salvador; convidados e imprensa. No local, foi exibido o primeiro episódio da websérie Desafio Cozinha Raiz e anunciado o selo gastronômico que vai indicar os melhores pratos dos estabelecimentos de Salvador.
O projeto está inserido no programa Salvador 360, dentro do eixo Cidade Criativa, e pretende enaltecer a cultura gastronômica da cidade, reafirmar a tradição e promover Salvador como um dos principais destinos gastronômicos de comida típica do Brasil. “A questão da culinária em Salvador está intrinsecamente ligada à nossa história, cultura e raízes. A Prefeitura lança esse projeto com o objetivo de tornar ainda mais atrativo aos olhos do mundo esse diferencial que nossa capital tem”, afirmou ACM Neto.
O prefeito também salientou a importância da estratégia de usar a comunicação digital para promover Salvador no mundo inteiro. “Tem também tem essa ideia de trabalhar com o mundo digital, aproveitando a força desse meio para produzir coisas daqui que possam se espalhar pelo planeta. Isso ajuda a promover a cidade e movimentar a economia de Salvador. Os turistas também vão saber o que se deve buscar, locais que são a força da comida que está na raiz da nossa cidade”, completou.
Websérie – O Desafio Cozinha Raiz será uma série transmitida pela internet através da qual chefs renomados da culinária de raiz soteropolitana vão convidar influenciadores digitais com pouco ou nenhum jeito na cozinha para preparar pratos famosos. A cada disputa, o chef e seu convidado local receberão um influenciador que participará do desafio.
Primeiro, é apresentada a cozinha do restaurante e o influenciador ouve um pouco sobre as origens e curiosidades do prato típico que irá produzir. Depois, recebe uma lista com os ingredientes necessários para a confecção do prato e vai comprá-los em feiras livres e mercados municipais.
Munidos de receitas e ingredientes, os influenciadores voltam ao restaurante e recebem as últimas orientações do chef para a confecção do prato escolhido. O tempo para concluir o desafio é de três horas. Para finalizar, em tom descontraído e bem-humorado, os anfitriões experimentam e avaliam os pontos fortes e fracos do prato preparado.
O Desafio Cozinha Raiz será exibido no canal Youtube.com/Salvador. Serão quatro duplas e cada desafio é dividido em quatro episódios, que serão veiculados às segundas, quartas, sextas e sábados. A cada segunda-feira, começará um novo desafio. Acompanhando a série, haverá uma playlist feita sob medida chamada “Cozinha Raiz”, criada no Spotify, no perfil Visit Salvador da Bahia. A ideia é traduzir sensações, ingredientes e receitas em músicas.
Participantes – Os convidados são de peso. No primeiro episódio, o chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, e Marcio Vitor recebem Gominho para cozinhar dandá de camarão. Depois, a chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, e Ju Moraes convidam Ju de Paula para cozinhar moqueca de camarão.
No terceiro episódio, o chef Lucius Gaudenzi, do restaurante Du Chef, e Aline Ramos, junto com Lincon Sena, convidam Foquinha para cozinhar a lagosta grelhada com manteiga de ervas e Risoto de Açafrão e Bottarga. O quarto e último episódio será gravado no Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, e os participantes serão Fabio Duarte, Scheila Carvalho e Sheila Mello.
Selo – De acordo com o secretário Cláudio Tinoco, o Selo Cozinha Raiz será um comprometimento da administração municipal com toda essa cadeia produtiva em gastronomia na cidade. “Os restaurantes que possuírem esse selo farão parte do contexto desse projeto de divulgação dos estabelecimentos em conteúdos de extrema visibilidade, a exemplo da websérie. Estamos trabalhando com toda a cadeia empresarial para poder fazer com que todos os restaurantes que aderirem o Cozinha Raiz passem a ser incorporados na promoção turística de Salvador".