Evento em Vancouver vai até hoje
Da REdação , Salvador |
07/06/2018 às 10:13
Brasken
Foto:
A Braskem está presente, nesta primeira semana de junho, na edição de Vancouver do Sustainable Brands – um dos mais importantes eventos do calendário de sustentabilidade –, como patrocinadora, principal apresentadora e expositora no pavilhão Good Materials & Packaging. A empresa aproveitará a feira para apresentar um novo conceito de resina plástica reciclada.
Comprometida com seu processo contínuo de desenvolvimento de soluções sustentáveis, por meio de sua plataforma Wecycle, a Braskem apresenta resultados promissores na criação de uma resina reciclada com melhor qualidade e alto teor de conteúdo reciclado oriundo de embalagem rígida pós-consumo doméstico de polietileno. Dentre as características principais, destacam-se as propriedades de resistência ao stress craking semelhantes à resina virgem e propriedades mecânicas de impacto na tração S, 70% melhor do que a resina reciclada utilizada no mercado. O próximo passo é identificar parceiros para testar esta solução em produtos finais (embalagens rígidas de pequeno volume), que utilizarão a resina reciclada como matéria-prima.
No espaço para debates, em que o foco será “Como as marcas estão desenvolvendo novas soluções para embalagens e incorporando práticas de economia circular em seus produtos”, executivos da Braskem discutirão projetos e tecnologias que estão sendo estudados em laboratórios de inovação da companhia. Joe Jankowski, responsável comercial de Polietileno Verde da Braskem na América do Norte, abordará os benefícios e aplicações do Plástico Verde I’m green™. Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da companhia, comentará sobre a plataforma de conteúdo Bluevision, que trata de temas relacionados a sustentabilidade, desenvolvimento humano e utilização inteligente de recursos. Já Fabiana Quiroga, diretora de área de Reciclagem & Plataforma Wecycle, falará sobre a iniciativa que visa fomentar novos negócios para a valorização de resíduos plásticos pós-consumo e desenvolvimento da cadeia de reciclagem.
Além disso, Fabio Lamon, Líder de Manufatura Digital da Braskem, palestrará, no palco principal do evento, sobre a dinâmica de atuação da companhia em escala global permitir aproveitar o que há de melhor em cada uma das regiões em que está, e a importância de abrir o diálogo da sustentabilidade não apenas para empresas, mas para todos os cidadãos.
Na área de exposição, a Braskem estará presente em dois estandes. Em um deles expondo o Plástico Verde I'm green™, produzido a partir de cana-de-açúcar, e suas principais aplicações, como: embalagens para o setor alimentício, produtos para higiene e beleza, e cuidados para casa. No outro, serão abordadas as plataformas Bluevision e Wecycle. Desta última, serão exibidos alguns produtos, já resultados de parcerias da Braskem por meio da plataforma, como: a caixa organizadora da linha da Martiplast, a embalagem do tira-manchas Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar, e os sacos para lixo, da Embalixo.
“O desenvolvimento sustentável é um dos principais pilares de atuação da Braskem e, para nós, é de grande importância participar e fomentar discussões sobre o tema com outras empresas do setor, reforçando nossas iniciativas e conhecendo o que outros grandes players estão fazendo”, informa Fabiana Quiroga. “Trouxemos para o evento nossos principais produtos, conceitos e programas com viés sustentáveis, buscando impactar toda a cadeia a pensar desta maneira”.
Informações complementares:
O Polietileno Verde I'm green™ é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.
Bluevision
Para contribuir com o debate e o desenvolvimento de soluções sustentáveis, a Braskem lançou em março de 2018, durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, a plataforma global de conteúdo Bluevision (www.bluevisionbraskem.com). O objetivo é produzir um conteúdo relevante que leve as pessoas à reflexão e também a uma nova forma de interação com o meio em que vivem.
Wecycle: plástico reciclado com valor
Por meio da plataforma Wecycle, criada em 2015, a Braskem busca fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. A iniciativa já resultou na parceria com diversas organizações para o desenvolvimento de produtos, soluções e processos ligados ao reaproveitamento do plástico. Os produtos abaixo são provenientes desta plataforma. Saiba mais em: www.braskem.com.br/wecycle
Tira-manchas Qualitá
A iniciativa utiliza os materiais descartados nas Estações instaladas em hiper e supermercados do GPA (redes Extra e Pão de Açúcar), que são doados para cooperativas parceiras do Programa. Depois de separado, o plástico é enviado a uma recicladora que fabrica a resina composta de 70% de material reciclado e 30% de polietileno virgem. A resina é então vendida para o transformador de plástico, que produz a embalagem do produto e realiza o envase. Todo o volume de tira-manchas Qualitá vendido no Brasil - cerca de 10 mil potes por mês – tem embalagens fabricadas com a resina reciclada.
Sacos para lixo Embalixo
A Braskem e a Embalixo, líder nacional na produção de sacos para lixos, em parceria com o Pão de Açúcar produzem novos sacos para lixo utilizando materiais plásticos descartados pelos clientes nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e sacarias industriais anteriormente utilizadas pela Braskem na entrega de suas resinas. Após serem triturados e transformados em resinas recicladas, os materiais descartados são utilizados para a produção de uma linha premium de sacos da Embalixo, a Embalixo com Alças, que leva o selo “Plástico Reciclado. Ciclo Consciente”.