O sonho do primeiro emprego virou realidade para 150 jovens oriundos de escolas públicas estaduais. Contratados pela Embasa, por meio do Programa Primeiro Emprego, o grupo vai passar por um treinamento no Senai/Cimatec, onde nesta terça-feira (7), aconteceu a aula inaugural.
Vitória Regina Brandão Santos, 18 anos, que assinou o contrato representando os 150 jovens, não escondeu a felicidade e promete aproveitar a oportunidade.
“Sei que este contrato tem duração de dois anos, mas é minha grande chance e não quero perder. No que depender de mim, vou fazer amizades, me relacionar bem com os colegas e crescer na empresa”, diz a jovem.
Presente no evento, a Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou que o programa veio valorizar a escola pública e que se transformou na grande porta de entrada para o jovem conseguir o primeiro emprego.
Olívia contou um pouco de sua história de vida, afirmando que também estudou em colégio público. “Tudo que sou hoje é fruto do meu conhecimento. Quero parabenizar a todos e dizer que este momento aqui é o inicio de um projeto de vida, mas vocês precisam ser determinados para alcançar seus objetivos”, disse, emocianada.
O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, destacou a empresa sempre oferece oportunidades para o jovem aprendiz crescer.
“Temos muitos gerentes e chefes de departamentos que começaram como vocês e alcançaram altos cargos. Eu sou um exemplo: comecei na Embasa como estagiário e hoje estou falando como presidente da empresa. Por isso posso afirmar que com esforço pessoal, vocês vão permanecer no mercado de trabalho a partir deste primeiro contato, desta primeira experiência”, destacou Cedraz.
O Programa Primeiro Emprego, lançado pelo Governo do Estado, vai preencher apenas no setor público, 4,5 mil vagas até novembro de 2017 e outras 4,5 mil até novembro de 2018.