Economia

Sescoop/BA abre cinco turmas para o Jovemcoop

O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma
Brenno Almeida , Salvador | 01/06/2016 às 18:58

Visando proporcionar aos jovens cooperativistas experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, Identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa, inclusive para a sucessão; Promover a Organização do Quando Social-OQS com envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na Cooperativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA atendendo seu objetivo estratégico de “Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”, abrirá cinco turmas do Programa de Juventude Cooperativista – Jovemcoop no estado.

O Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul (duas turmas), e o Sicoob Credconquista (em parceria com o Sicoob Credcoop e a Coopmac), solicitaram que o programa fosse implementado nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.

O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma. Os participantes deverão ser: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.

As aulas serão iniciadas nos dias 3 e 4 de junho, com as turmas de Valente, Pintadas e Gandu. Em seguida, as cidades de Cruz das Almas e Vitória da Conquista, iniciarão suas atividades nos dias 10 e 11 de junho.

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, ficou responsável por ministrar as aulas do programa, através de profissionais renomados e experientes no sistema cooperativismo.

 

Conteúdo programático

O Jovemcoop é dividido em três etapas, sendo a primeira composta pelo Módulo Cooperativismo, com aulas teóricas e oficinas sobre Cooperativismo, com uma carga horária de 96 horas; a segunda composta pelo Módulo Organização do Quadro Social, composta por aulas teóricas, atividades extras e projetos, com carga horária de 48 horas; e a terceira etapa por Atividades Extraclasse, composta por visita às cooperativas, orientação, elaboração e apresentação, de forma intercalada com a primeira e segunda fase, com carga horária de 84 horas. O programa terá carga horária total de 228 horas/aulas.