Economia

Encontro reúne mulheres cooperativistas e autoridades públicas

Realizado na semana do dia internacional da mulher, o encontro teve como tema “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”
Brenno Almeida , Salvador | 14/03/2016 às 12:28
Encontro reúne mulheres cooperativistas e autoridades públicas na luta dos direitos do gênero
Foto: Divulgação

O 5º Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado no dia 11 de março de 2016, reuniu cerca de 100 participantes de 30 cooperativas da Bahia. Realizado na semana do dia internacional da mulher, o encontro teve como tema “A essência do cooperativismo no contexto atual da sociedade”, discutindo o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo.

A abertura do Encontro foi realizada pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, contando com a presença da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e da deputada estadual Fabiola Mansur, símbolos da luta pela igualdade de gênero e direito das mulheres na Bahia. Para a vice-prefeita, o Encontro é uma ação importante que fortalece o movimento das mulheres, mostrando como elas estão inseridas como força produtiva na sociedade, através do cooperativismo. “O cooperativismo é uma das grandes estratégias que o Brasil pode adotar como melhor qualidade de vida e valorização de riquezas. As mulheres sempre estiveram presentes nas cooperativas. Contudo, ao longo dos anos, elas vêm se destacando e ocupando posições de liderança nas cooperativas”, afirma Sacramento.

A deputada Fabíola Mansur,  presidente da comissão de direito da mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), disse que o cooperativismo é um sistema democrático que permite a qualificação e a capacitação de mulheres, mostrando novas formas de gerar renda, sendo um sistema que trata a todos de forma igual, independente do gênero. “O encontro é uma forma extremamente importante do empoderamento das mulheres, que é uma das bandeiras de luta de todo movimento feminista, e da própria comissão da Alba. A OCEB está de parabéns por produzir um evento como este”, conclui a deputada.

Após a abertura, o palestrante Roberto Belootti, conferencista especialista em temas motivacionais, apresentou a palestra “Atreva-se a ser feliz”, propondo atividades dinâmicas e lúdicas entre as participantes.

A primeira palestra do turno da tarde foi desenvolvida por Vera Lúcia Oliveira, Diretora Substituta do Denacoop/SPRC do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abordando sobre o mundo cooperativo, gênero e responsabilidade, analisando como a mulher está inserida no mundo contemporâneo, seu papel atual na sociedade. Vera acredita que encontros como este são instrumentos para trabalhar a inserção no cooperativismo, fazendo com que elas passem a se sentir parte integrante deste sistema, tornando-as conscientes e responsáveis do seu papel para o cooperativismo.

Uma das participantes do evento foi a Vanessa Costa, profissional do setor de crédito do Sicoob Sertão de Ipirá, que participou pela primeira vez do encontro. Vanessa acredita que os assuntos abordados, somando a qualidade dos palestrantes e a dinâmica utilizada, incentivam a valorização da mulher cooperativista, influenciando diretamente no seu trabalho. “O próprio cooperativismo já faz com que a mulher se enxergue de forma diferente e especial; este encontro mostra o comprometimento do Sistema OCEB com a valorização da mulher na sociedade”, conclui Costa.