Economia

Descentralização do SAC Empresarial facilita os microempreendedores

Postos em cajazeiras, no bela vista e no comércio já funcionam há oito dias
Ascom/SDE , Salvador | 11/03/2016 às 17:16
André Santos no SAC Empresarial em Cajazeiras
Foto: Carol Garcia/GOVBA

André Santos, técnico em informática, gostou da notícia de que não precisa mais se deslocar até a antiga unidade do SAC Empresarial - que antes ficava na Boca do Rio - para buscar orientação sobre o MEI (Microempreendedor Individual). Ele, que mora em São Caetano, escolheu o SAC de Cajazeiras por ser perto da sua casa. Além de Cajazeiras, os serviços do SAC Empresarial agora também são oferecidos nos SACs Bela Vista, no Cabula, e Comércio, no prédio do Instituto do Cacau.

“Vim pra fazer outra coisa e aproveitei para esclarecer minhas dúvidas, verificar minha situação atual para poder atuar dentro da lei. Eu fiz o cadastro do MEI em 2012, mas só vim exercer a atividade agora, em 2016”, diz Santos. Com cinco declarações em aberto, ele regularizou a sua situação no posto do SAC Empresarial.

Já a promotora de vendas Itamara Santos, moradora de Cajazeiras, foi ao posto para esclarecer suas dúvidas quanto à possibilidade de abri um restaurante no bairro. “Vim ao SAC para resolver a questão de um documento e descobri o novo serviço através do balcão de informações. Quero abrir meu próprio negócio e o SAC Empresarial foi fundamental para esclarecer minhas dúvidas sobre obtenção de CNPJ, abertura da empresa e pagamento de taxas”, diz Itamara.

 

DESCENTRALIZAÇÃO

Com apenas oito dias de funcionamento, os três novos postos do SAC Empresarial, mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já prestaram 433 atendimentos. A descentralização dos postos de serviço tem revelado bons resultados. No SAC de Cajazeiras foram prestados 120 atendimentos; no Comércio, 111; e no Shopping Bela Vista, 202.

“O objetivo da mudança foi facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, além do empreendedor individual, que terá um serviço mais próximo do seu negócio. Os resultados alcançados até agora mostram que a estratégia foi acertada”, explica o superintendente de Desenvolvimento de Empreendimentos da SDE, Paulo Sérgio Ferraro.

O SAC Empresarial continua oferecendo os serviços de formalização, alteração ou baixa de MEI e orientação para a legalização de novos empreendimentos em mais espaços. Nos três novos postos, o empreendedor será capacitado com informações mercadológicas, orientações sobre registro e legalização de empresas 

“A nossa proposta é a de aprimorar os projetos já existentes e apoiar, ainda mais, as iniciativas voltadas para a competitividade e o fortalecimento das micro e empresas de pequeno porte da Bahia, além de ajudar a legalizar o empreendedor individual”, diz Jorge Hereda,  secretário de Desenvolvimento Econômico.