Embora tenha havido pequeno declínio na comparação com 2015, o varejo comemora o aquecimento nas vendas em ano de crise
AC , Salvador |
08/03/2016 às 10:46
A 18ª edição da Liquida Salvador foi um sucesso. De acordo com os números apurados pela CDL Salvador, em 12 dias, a campanha alavancou as vendas do varejo em pelo menos 50% quando feita a comparação com o mês anterior. A liquidação, que terminou nesta segunda-feira 07, em relação à campanha de 2015, registrou declínio médio entre 5% e 10%, dependendo do segmento.
“Num ano de crise, o retorno que tivemos do mercado foi que a Liquida Salvador foi a salvação para as vendas. Os números são variáveis de acordo com o ramo de atividade e com o perfil e estratégia que as lojas adotaram. Fez diferença quem realizou a liquidação de parte dos seus itens ou da loja toda, ou quem investiu mais em propaganda, mobilizou mais as equipes, ou ainda foi mais agressivo nos descontos. O fato é que a ação atingiu seu objetivo de motivar e dinamizar o varejo e girar os estoques, descongelando capital”, observa o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto.
A movimentação financeira foi de aproximadamente R$ 500 milhões considerando os lojistas oficialmente cadastrados. Para o presidente, uma ação com as dimensões da Liquida Salvador mobiliza todo mundo, cadastrados ou não. “Todos acabam se beneficiando de um movimento maior por parte dos consumidores. Na nossa avaliação, considerado o conjunto do varejo afetado pela campanha, é possível dizer que as vendas aproximaram-se dos R$ 600 milhões inicialmente previstos para o período”, acrescenta Dias Neto.
Os segmentos que apresentaram melhor desempenho foram os de eletrodomésticos, eletrônicos, calçados, vestuário e acessórios. A Liquida Salvador foi realizada entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março, abrangendo mais de 7 mil pontos de venda em Salvador e Região Metropolitana. A campanha de 2016 teve patrocínio da Rede e apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e Sebrae.
O sorteio de prêmios será no dia 18 de março, às 17h, na Praça da Piedade. Serão sorteados dois jeeps Renegade, o conteúdo de cinco caminhões de prêmios e cinco vales-compra para supermercado grátis por um ano.