Pestana fecha as portas e provoca mais desemprego
G1 , Salvador |
22/02/2016 às 18:40
Aquele abraço, a Bahia já me deu regra e compasso
Foto:
O dia 29 fevereiro irá marcar o encerramento das atividades do Hotel Pestana Bahia, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. No dia seguinte, a unidade irá entrar em período de reforma sem tempo determinado de conclusão.
A decisão cumpre anúncio do Pestana Hotel Group, que detalhou ao G1 em janeiro deste ano que a unidade não está seguindo os padrões exigidos pelo grupo e terá as atividades encerradas para execução de obras. As exigências do grupo não foram detalhadas.
O Pestana Hotel Group não confirma se o fechamento implicará em demissões. José Ramos, presidente do Sindicato de Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurante e Similares de Salvador e Região (Sindhotéis) conta que cerca de 150 funcionários já foram desligados. "Denunciamos a situação ao Ministério Público, mas ainda aguardamos retorno", afirma.
Apesar do encerramento das atividades, o Pestana Hotel Group destaca que irão continuar em operação, em Salvador, o Pestana Bahia Lodge, espaço anexo ao Pestana Bahia, como também o Pestana Convento do Carmo, no Centro Histórico da capital.
Andares fechados
Em outubro de 2015, o Hotel Pestana Bahia fechou nove dos 22 andares da unidade. Na época, o Sindicato de Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurante e Similares de Salvador e Região (Sindhotéis) relatou que mais de 130 funcionários com mais de um ano vinculados à empresa foram demitidos entre os meses de janeiro e setembro.
Em 2015, o Pestana Bahia informou que a medida era temporária e comum em períodos de menor ocupação por questões de eficiência operacional e até poupança energética, mas também apontou a "realidade econômica " como causa.
Grupo
Com uma trajetória de quatro décadas, o Pestana Hotel Group tem 87 unidades em 15 países da Europa, África e Américas. No Brasil, a rede opera atualmente com 8 unidades em cidades estratégicas, entre resorts e empreendimentos corporativos. De acordo com a revista norte-americana "Hotels", o Pestana Hotel Group ocupa a 125ª posição do top 300 das empresas hoteleiras mundiais e 26º no ranking do European Hotel Survey, da revista "Hotel Management International".
O Pestana Bahia, que será fechado para obras após o carnaval, é considerado um dos mais tradicionais hotéis de Salvador e tem vista panorâmica para a orla marítima. A unidade tem 430 apartamentos e suítes, distribuídos em 22 andares.