Cinquenta e cinco (55) jovens mulheres dos municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues e Santo Estevão receberam em solenidade nesta terça-feira 15, certificação e kits profissionais do Projeto Trilha para Mulheres, referente ao Convênio 163/2012, celebrado entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).
A solenidade realizada pela manhã no Hotel Sol Bahia Atlântico, no bairro de Patamares, contou com a presença do secretario estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, autoridades e representantes das instituições formadoras de profissionais. Titular da Setre afirmou que “a educação e qualificação são ferramentas importantes para acessar ao mercado de trabalho, que o Trilha tem proporcionado isso aos jovens baianos”.
“Esta educação é uma prioridade do governador Rui Costa. Conhecimento e qualificação são um instrumento emancipatório, e é isso que programas como o Trilha trazem, a emancipação econômica e social”, disse o secretário.
Carga horária
Prosseguindo, Álvaro Gomes acrescentou: “A certificação é a conclusão de uma etapa. A busca pela qualificação, e consequentemente, a inserção no mercado de trabalho, é a trilha a ser seguida, é um avanço e realização de todas vocês, mas este momento aqui é apenas uma etapa. A luta continua em busca de novas conquistas e de oportunidades”.
A coordenadora de Projetos Especiais da Setre, Rosane Porto, lembrou que “o curso tem um significado especial na vida de todas as jovens formandas, pois é uma oportunidade de conquistar empoderamento, entrar no mercado de trabalho, construir um futuro melhor e ter uma renda própria”.
Executado pela Fundação Antônio Almeida ( Fundal ), os cursos tiveram carga horária de 400 horas, sendo 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica; 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho, e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC). Todas jovens receberam da Setre um kit com ferramenta para fazer reparo em computadores.
Jaci de Jesus Bispo, do município de Amélia Rodrigues, fez um discurso emocionado agradecendo à Setre a oportunidade. “Fiz amizades durante o curso que levarei para sempre, mas o mais importante é que este certificado que recebemos hoje vai transformar nossas vidas”.
Também muito emocionada, Camila de Souza, de Feira de Santana, disse que “ alcançamos mais um degrau, mas este curso abrirá muitas portas para eu ter um futuro melhor”.