Consolidada como a maior feira agropecuária do Norte/Nordeste, a Fenagro – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Responsável por encerrar o calendário de feiras agropecuárias do Brasil, a expectativa nesta 28ª edição da Fenagro é movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negócios, com exposição de mais de 6 mil animais, e atrair 100 mil pessoas durante o evento. O evento será lançado nesta terça-feira (24), às 12h, no Restaurante Fogo de Chão, durante almoço com empresários, autoridades e imprensa.
Uma das cinco maiores do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). O evento é promovido em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza, dentro da Fenagro, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes. A Fenagro tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.
Num cenário que aproxima os visitantes da simplicidade da vida no campo, aliado à força da agropecuária da Bahia, a Fenagro agrega em sua programação atrações culturais, festival gastronômico, espaço kids, salão internacional, feira de adoção de pequenos animais, torneio leiteiro, provas desportivas, curso de formação e capacitação, entre outras atividades.
Nesta edição, a Fenagro terá a “Escassez de Recursos Hídricos” como tema central e realizará as Exposições Nacionais de Caprinos da Raça Anglo-nubiana e Boer, além do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa. A Appaloosa será a raça de cavalos homenageada. Estão programados 16 leilões, além de ações que marcarão os 120 anos da Secretaria da Agricultura.