Já estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Prepare-se, o programa de preparação do servidor estadual para a aposentadoria. Com uma programação voltada para funcionários que já cumpriram alguns ou todos os critérios para a aposentadoria, o evento será realizado nos dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015, das 8h30 às 12h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A iniciativa é uma realização das Superintendências de Previdência (Suprev) e Recursos Humanos (SRH) da Saeb, com apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Na agenda do evento, estão previstas palestras sobre temas de interesse do servidor nesta fase da carreira, como qualidade de vida, educação financeira, saúde e longevidade, legislação de aposentadoria e pensão previdenciária. Uma especialista em acompanhamento pós-carreira orientará os servidores interessados na construção de um novo projeto de vida. Além disso, será montada uma Feira de Serviços e haverá espetáculos culturais e sorteios de prêmios. No primeiro dia do evento, os participantes devem chegar às 8h, para credenciamento.
Nesta edição do Prepare-se, estão sendo oferecidas 350 vagas para funcionários públicos dos três Poderes. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal do Servidor. Em caso de dificuldade, os interessados devem entrar em contato com a equipe do programa pelos telefones 3116-5710 e 3116-5709 ou pelo e-mail prepare.se@saeb.ba.gov.br
Vale ressaltar que, apesar de terem sido enviadas cartas comunicando o evento a grupos de servidores, o documento não funciona como garantia da inscrição. Além disso, servidores que não receberam a carta, mas se encontram em fase de pré-aposentadoria, também estão aptos a realizar a inscrição.
Lançado em 2018 pelo Governo do Estado, o Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria – “Prepare-se” tem o intuito de esclarecer os funcionários públicos que estão prestes a se aposentar sobre os seus direitos e deveres em relação à previdência, além de incentivar o trabalho social e voluntário e uma vida saudável e sem sedentarismo. Atualmente, o programa vem servindo de modelo para outros Estados e também para outros órgãos dos Poderes do Estado.