As prioridades para o incremento da atividade turística na Bahia foram apresentadas, nesta sexta-feira (16), pelo secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, aos participantes do II Fórum Bahia Econômica: Prospectando o Futuro, realizado na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador.
Pelegrino forneceu um panorama geral das ações previstas no planejamento estratégico da Setur, em cenário de elevada competitividade. Entre as prioridades, ele mencionou ações para o fortalecimento da infraestrutura turística, implementação do turismo náutico, fortalecimento do destino Bahia e a qualificação dos serviços turísticos.
O secretário deu ênfase às ações de apoio governamental ao setor privado, citando a orientação a investidores, acompanhamento de projetos, implantação de infraestrutura pública, atração de novos voos, qualificação profissional e empresarial, marketing e divulgação dos destinos, além de participação em feiras nacionais e internacionais.
Entre as ações em andamento, o secretário citou a criação de um novo produto na área do turismo náutico, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Equipe técnica da Setur e do BID detalharam as ações iniciais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) na Bahia, que prevê investimentos na Baía de Todos-os-Santos, destinados à implantação de infraestrutura na área.
Os trabalhos realizados permitem o início da execução do plano de requalificação de 18 municípios situados no entorno da baía. Os investimentos somarão US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, com geração de emprego e sustentabilidade.