Em ano de recessão com a previsão do PIB, sendo rebaixada a cada semana, com uma crise politica e econômica instaurada no Brasil, acompanhamos com cautela e preocupação os índices dos principais setores econômicos, vemos a diminuição da geração de emprego e renda da população.
Apesar de todas essas notícias ruins, podemos enxergar com alento e esperança a consolidação de um setor econômico que tem crescido acima de 10% por ano nos últimos anos, e só no primeiro semestre de 2015 cresceu 13,1%. Estamos falando do setor de Franquias.
O setor de franquias tem sido destaque na economia brasileira nos últimos anos, tem gerado mais empregos do que a média brasileira, tem abertos novas unidades e atraído marcas estrangeiras a investirem no Brasil, mesmo em momento de crise.
Entre os segmentos de franquias, o segmento de serviços, principalmente o de Limpeza e conservação tem se destacando, pois, além de ser um segmento mais resistente a crises e modas passageiras de mercado, este segmento apresenta diversas opções de Micro franquias, com valores de investimento inicial abaixo de R$10.000,00, como a marca de franquia americana JAN-PRO Cleaning Systems, que opera com planos de franquias variados que iniciam com investimento inicial de R$7.560,00.
Com este valor de investimento baixo e com uma demanda estável, este seguimento de franquia cresceu 65% em 2014, e tem expectativa de crescimento de 02 dígitos em 2015, apesar da crise. A JAN-PRO tem crescido em 2015, com menos de cinco no mercado brasileiro, já conta com mais de 100 franqueados e operação em todo o território brasileiro, com uma base consolidada de mais de 1.000 clientes em operação no Brasil.
Em momentos de crise é muito importante saber aproveitar as oportunidades, e ser um franqueado pode ser uma grande oportunidade para quem pretende se tornar dono do próprio negócio. Empreendedor no Brasil pode ser um grande desafio para quem não tem experiência, uma Franquia já tem um modelo testado, experiência e Know Hall para mostrar ao empreendedor o caminho do sucesso.