A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE - realizou nesta quinta-feira (10.09) a primeira reunião do seu projeto de reestruturação de gestão, denominado “SDE em Construção”. O evento aconteceu durante todo o dia na sala de reuniões (andar térreo) da Secretaria e contou com a participação de todos os seus dirigentes. Na reunião também foram apresentados os novos dirigentes da secretaria, o economista Reinaldo Sampaio, ex-vice presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia; e o administrador Paulo Sérgio Ferraro, ex-diretor e ex-superintendente do Banco do Nordeste.
“O nosso objetivo é construir a forma de atuar da SDE no processo de desenvolvimento econômico do Estado. O governador Rui Costa disse que a mudança de Indústria, Comércio e Mineração não é semântica, mas de estratégia e ação. É uma mudança de visão, de conceito,”, diz o secretário Jorge Hereda.
Na reunião, Hereda destacou que processo de construção tem como pilar o desenvolvimento econômico lastreado na inclusão social, privilegiando a articulação, a integração de ações internas e o uso da informação como ferramental fundamental na criação de um ambiente de negócios propício para garantir novos investimentos, geração de riquezas e mais empregos para os baianos.
Entre as principais alterações na estrutura da SDE, segundo Hereda, está o fim de diretorias estanques ou fechadas em compartimentos. “É de fundamental importância a articulação do desenvolvimento com outras secretarias do estado, municípios, além da própria iniciativa privada. Além da importância de atrair novos investimentos, temos que fazer o planejamento deles e acompanhar todo o processo de implantação. É pré-venda, venda e pós-venda”, destacou.
Previsto para acontecer até dezembro, as discussões do projeto “SDE em Construção” servirão como base para o reposicionamento da secretaria no gerenciamento do desenvolvimento econômico da Bahia.